Poucos dias antes do Natal, em 16 de dezembro de 2023, o mundo do futebol congelou por alguns minutos. Tom Lockyer, capitão do Luton Town, sofreu uma parada cardíaca durante o jogo contra o Bournemouth. Foi o segundo da sua vida, depois do que teve nos playoffs de acesso para a Premier League naquele mesmo ano de 2023.
Agora, o defensor revelou que teve dois episódios que o alertaram sobre o que aconteceu, e que algumas semanas antes do último colapso, ele foi equipado com um dispositivo cardíaco.
“Houve um par de jogos antes em que fiquei tonto. Pensei que era uma sensação estranha. Os fisioterapeutas disseram que deveríamos obter um gravador em loop, um dispositivo como um pen drive colocado abaixo do peito que mostrava o que o coração estava fazendo. Os especialistas me deram o aval, então não havia motivo para preocupação”, explicou no podcast ´The Rest is Football´ com Gary Lineker.
Lockyer também lembra os momentos antes do desmaio: “Quando aconteceu em Bournemouth, assim que me senti tonto, pensei que ficaria bem em um segundo porque era o que tinha acontecido antes. Eu caminhei até o centro do campo, o goleiro chutou a bola, comecei a correr e fiquei tonto novamente. Isso é tudo o que me lembro”.
Na próxima quarta-feira, Bournemouth e Luton Town disputarão a partida que na época foi adiada devido ao incidente do jogador. Lockyer planeja viajar e agradecer pessoalmente a todos que salvaram a sua vida.
“Sinto muito por todos que tiveram que testemunhar isso. A inquietação e a calma no estádio e a questão de se eu estava vivo. Eu sei que havia jogadores rezando. Será bom voltar e agradecer.”
Uma mudança de vida
Curiosamente, a parada cardíaca não foi a principal razão pela qual o futebol deixou de ser o mais importante na vida de Tom Lockyer. Foi o nascimento da sua filha, como ele mesmo relata.
“Esta pequena menina chegou e mudou tudo para mim. O primeiro pensamento que tive quando recuperei a consciência foi que a minha esposa estava grávida de 7 meses. Mas ela parecia estar lidando muito bem com isso e foi incrível durante todo o parto. Não posso falar o suficiente dela”, concluiu.
Fonte: Besoccer