Ana Paula Sinaportar e Vanessa Muianga fora da corrida aos Jogos Olímpicos

0
103

A dupla Ana Paula Sinaportar e Vanessa Muianga já não vai participar da última janela de qualificação para os Jogos Olímpicos, Paris 2024, agendados para Julho. O facto deve-se à desistência da Ana Paula, atleta que conseguiu uma bolsa de estudo para prosseguir com a sua formação académica.

A atleta não poderá mais dar continuidade com luta pela qualificação, marratona que começou há muitos anos e que era um sonho para a destacada dupla. Assim, Vanessa Muianga ficou sem a sua dupla, facto que veda o sonho de marcar presença nessa importante competição.

Ana Paula Sinaportar e Vanessa Muianga são sete vezes campeãs da Zona VI. As duas atletas conservam o estatuto da dupla mais temível da região austral de África. Além das conquistas internacionais, Ana Paula e Vanessa Muianga amealharam vários títulos nacionais. Recentemente a dupla conquistou uma medalha de prata nos Jogos Africanos, prova que teve lugar na capital do Gana, Acra.

O seleccionador nacional de vólei de praia, Alexandre Pontel, considera que a desitência da Ana Paula Sinaportar da qualificação é um grande revês para o país e para a modalidade que sonhava com uma possível presença nos Jogos Olímpicos.

“É muito triste. É uma pena neste momento de decisão de qualificação olímpica. Eu entendo que cada pessoa tem seu objectivo de vida, cada um tem os seus objectivos a atingir”, anota o seleccionador nacional, em contacto com “O País”. Pontel diz que, apesar de estar triste, a vida não pode parar.

Nesse sentido, a esperança do vólei de marcar presença nos Jogos Olímpicos recai sobre José Mondlane e Osvaldo Mungoi.

A dupla vai lutar por um lugar nesse evento planetário na última janela de qualificação agendada para Junho, em Tânger, Marrocos. Os atletas já trabalham sob as ordens do Alexandre Pontel.

“Já estamos a intensificar os trabalhos de preparação. Estamos a trabalhar duro três vezes por semana, intercalando o ginásio, sessões de índole psicológica e actividades do campo”, disse Alexandre Pontel, explicando que, neste momento, aguarda pela disponibilização das passagens aéreas por parte da Federação Moçambicana de Voleibol (FMB) a fim de viajarem para o Brasil, onde a dupla vai observar um estágio.

“No Brasil já está tudo acautelado, pois já fechei muitas parcerias. Lá poderemos participar em campeonatos e jogos de preparação com adversários locais”, anota. Caso a FMV disponibilize as passagens, a partida da dupla àquele país sul-americano poderá ser na sexta-feira.

“O presidente disse-me, ontem, que estava a trabalhar com o Fundo de Promoção Desportiva (FPD) para, pelo menos, ter as passagens até quinta-feira. A ideia era termos viajado no fim-de-semana passado, mas não conseguimos devido à falta de passagens.

A última etapa do estágio vai ser em Portal, onde também deverão efectuar jogos de controlo, antes de partirem para Marrocos para lutar por uma vaga nos Jogos Olímpicos.

Fonte:O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!