A Junta Militar que tomou o poder no Níger dissolveu esta quinta-feira todos os conselhos municipais, regionais e autárquicos eleitos no país. A medida assinada pelo general Abdourahamane Tiani, centraliza o poder administrativo.
A dissolução de todas as autarquias do Níger foi decidida esta quinta-feira pelo líder da Junta militar que governa o país.
Abdourahamane Tiani, dissolveu todos os conselhos municipais, regionais e autárquicos eleitos no país, um acto que coloca o poder administrativo nas mãos do governo central.
Na sequência da dissolução, a junta militar nomeou administradores que passaram a ser delegados pelas autoridades centrais, no lugar de serem eleitos.
O Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria, o nome oficial da junta militar nigeriana, não deu quaisquer explicações para esta decisão.
O Níger é governado desde julho por uma junta militar que destituiu o presidente eleito, Mohamed Bazoum, que suspendeu a Constituição e dissolveu o Parlamento e tem 265 distritos urbanos e rurais, que eram administrados por conselhos eleitos democraticamente.
Fonte:O País