O Presidente da Frelimo procedeu, na manhã desta sexta-feira, à abertura da Terceira Sessão Ordinária do Comité Central do partido, na Cidade da Matola. Dirigindo-se aos seus “camaradas”, Filipe Nyusi garantiu que, hoje e amanhã, os debates do Comité Central serão profundos e céleres.
Segundo garantiu o Presidente da Frelimo, nenhuma matéria considerada indispensável ficará de fora das discussões da Terceira Sessão Ordinária do Comité Central. Filipe Nyusi disse ainda que o que os membros do Comité Central do partido debaterem, e não o que se gostaria que debatessem, é que vai vincar.
Numa sessão constituída por 250 membros efectivos, Filipe Nyusi referiu-se às realizações partidárias e do Governo por si liderado. O Presidente da Frelimo falou da inflação que reduziu e sublinhou que, apesar dos vários desastres naturais que afectaram o país nos últimos anos, em diferentes regiões, Moçambique manteve níveis de crescimento. Por isso mesmo, observou-se uma positiva transformação socioeconómica nas comunidades, o que não deixa espaço para se questionar a boa governação da Frelimo.
Nyusi aproveitou a ocasião para render homenagem às Forças de Defesa e Segurança de Moçambique, às forças do Ruanda e da missão militar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SAMIM), que garantem segurança no combate aos terroristas na província de Cabo Delgado. O Presidente da Frelimo homenageou, igualmente, Manuel Tomé, antigo secretário-geral da Frelimo falecido recentemente.
Segundo avançou Filipe Nyusi, sem se referir à questão da sucessão, a agenda da Terceira Sessão do Comité Central da Frelimo inclui análise de importantes matérias para o partido e para o país.
Fonte:O País