O Feyenoord concluiu a temporada 2022-23 como o grande vencedor dos Países Baixos. O time de Roterdã conquistou a Eredivisie com 7 pontos de vantagem sobre o PSV Eindhoven, que sofreu com múltiplos tropeços na primeira metade da competição. No entanto, a equipe da Philips, com Ruud van Nistelrooy no comando, teve uma segunda metade quase perfeita que serviu como impulso para uma sequência histórica.
E é que a equipe agora dirigida por Peter Bosz manteve, nesta temporada 2023-24, a boa dinâmica com a qual encerrou a temporada anterior, o que a levou à impressionante marca de 37 jogos consecutivos sem conhecer a derrota na Liga dos Países Baixos. Um registro que já é o melhor na longa história do clube holandês.
A última partida perdida pelo PSV ocorreu no dia 24 de janeiro de 2023. Naquele dia, os comandados de Van Nistelrooy caíram de forma inesperada por 1 a 0 para o modesto Emmen, que aproveitou a superioridade numérica após a expulsão de Mauro Júnior no primeiro tempo para levar os três pontos graças a um solitário gol de Lucas Barnadou.
Desde então, o PSV acumula quase 13 meses sem perder no campeonato, com um registro espetacular de 31 vitórias e 6 empates. Apenas Feyenoord (2-2), Utrecht (2-2 e 1-1), Vitesse (1-1), Heerenveen (3-3) e Ajax (1-1) conseguiram arrancar pontos do líder atual do campeonato neste período de tempo.
Uma marca ainda longe do recorde
Com a sequência agora em 37 jogos e em um nível excepcional, o PSV Eindhoven aspira elevar ainda mais o seu patamar histórico e, ao mesmo tempo, se aproximar dos registros dos seus dois grandes rivais nacionais, pois tanto Feyenoord quanto Ajax têm sequências maiores sem perder na Eredivisie, embora ambas datem do século passado.
O Feyenoord, no final dos anos 70 (especificamente entre as temporadas 1978-79 e 1979-80), acumulou até 41 jogos seguidos sem perder. Nesse período, o clube de Roterdã registrou 25 vitórias e 16 empates, embora isso não tenha sido suficiente para conquistar o título em nenhuma das duas temporadas em que estabeleceu o seu recorde pessoal.
Por outro lado, a melhor sequência nesse sentido no torneio está nas mãos do Ajax, que entre as temporadas 1994-95 e 1995-96 acumulou até 52 jogos consecutivos sem perder na liga, com um impressionante saldo de 44 vitórias e 8 empates. Além disso, vale destacar que terminou a temporada 1994-95 invicto, coroando-a com a conquista da Liga dos Campeões. Um feito que o PSV ainda pode repetir, embora o sucesso na competição continental pareça um sonho distante.
Fonte: Besoccer