O INSTITUTO Nacional de Segurança Social (INSS), na província de Cabo Delgado, está apostado em atrair trabalhadores que exercem actividades no sector informal para o sistema, com vista a salvaguardar o seu futuro e dos respectivos familiares.
Foi nesse contexto e na réplica da campanha nacional de inscrição dos Trabalhadores por Conta Própria (TCP), em curso desde o passado dia 21 de Março, à escala nacional, que as brigadas do INSS saíram à rua, até aos locais onde esse grupo alvo actua.
A acção de sensibilização destaca também a necessidade de pagamento das contribuições ao sistema, tanto as que estão em dívida, como as que se referem às inscrições em curso.
Os participantes nas palestras são incentivados a se inscrever no regime de Trabalhadores por Conta Própria e, conforme sublinhou o delegado provincial do INSS em Cabo Delgado, Chomar Selemane, pagando regularmente as suas contribuições, “porque só a inscrição não dá direito a nenhum benefício”.
“Tendo a situação regularizada, o trabalhador pode beneficiar das prestações que o INSS paga por doença, maternidade, velhice, invalidez e, em caso da sua morte, os seus familiares podem também receber subsídio de funeral e a pensão de sobrevivência”, disse.
Fonte:Jornal Notícias