Alejandro Grimaldo atingiu o seu ápice no Bayer Leverkusen sob o comando de Xabi Alonso, que está sabendo extrair todo o seu potencial. O lateral, formado nas categorias de base do Barcelona e do Valencia, deu o salto de qualidade durante a sua passagem pelo Benfica. Parece mentira que os portugueses o tenham deixado sair livremente e é ainda mais grave que clubes do principal mercado europeu não tenham tentado a sua contratação na última janela.
Esta está sendo a temporada de consolidação de Grimaldo, que está se revelando como um dos melhores laterais do mundo. Luis De La Fuente já o convocou na data FIFA de novembro e cada vez parece mais claro que o valenciano terá seu lugar garantido nas próximas convocações da seleção espanhola.
Seus números nesta temporada impressionam considerando que ele é um defensor, apesar da sua contribuição no ataque. Em 30 jogos disputados, ele marcou 10 gols e deu 11 assistências, não é fácil para um lateral atingir números tão expressivos. Contra o Bayern, em um confronto direto pela liderança da Bundesliga, ele também foi capaz de contribuir com um gol. Alonso está sabendo dar asas ao lateral com o seu sistema de 5 defensores, com os dois alas muito ofensivos.
O jogador possui no seu currículo 6 títulos nacionais com o Benfica, incluindo 4 campeonatos nacionais. Este ano, ele tem o desafio de conquistar a Bundesliga com o Bayer Leverkusen e também pode conseguir inaugurar a sua lista de sucessos continentais, já que o clube alemão é um dos favoritos para vencer a Liga Europa. E, se conseguir ir para a Eurocopa de 2024 na Alemanha, ele poderá lutar por um título de peso com a seleção espanhola.
Fonte: Besoccer