O internacional moçambicano fez a sua estreia pelo Almeria da Espanha, esta segunda-feira, na recepção ao Athletic Club Bilbao. Bruno Langa entrou na segunda parte e conseguiu segurar o nulo que prevaleceu até ao apito final do jogo. Reinildo Mandava e Alfons Amade não tiveram a mesma sorte este fim-de-semana, tendo somado derrotas nas respectivas equipas.
Uma estreia auspiciosa para Bruno Langa na LaLiga, a principal prova futebolística da Espanha. Na recepção ao Athletic Club Bilbao, a União Desportiva de Almeria, de Bruno Langa, empatou sem abertura de contagem, em partida que contava para 24.ª jornada da I Liga Espanhola.
O lateral-esquerdo moçambicano entrou na partida aos 66 minutos, para o lugar Alex Centelles, e fez uma estreia de grande nível, numa altura em que a equipa jogava com menos uma unidade, por expulsão de Ramazani por acumulação de cartões amarelos.
Havia necessidade de dar maior pendor defensivo para evitar sofrer golos e a entrada de Bruno Langa deu outra dinâmica à equipa. É que, depois da entrada do lateral-esquerdo moçambicano, o Almería teve mais oportunidades de se adiantar no marcador, mas o guarda-redes do Bilbao conseguiu manter a sua baliza inviolável.
Apesar do empate, a formação de Bruno Langa mantém-se na última posição da tabela classificativa com sete pontos, fruto de sete empates, e 17 derrotas em 24 jogos. Já o Athletic Bilbao ocupa a quinta posição com 46 pontos, resultantes de 13 vitórias, sete empates e quatro derrotas.
Na próxima jornada, a 25ª, o Almería vai a terreno do Granada, uma semana antes do encontro entre os dois moçambicanos, Bruno Langa e Reinildo Mandava, no embate entre Almeria e Atlético Madrid, no dia 25 de Fevereiro corrente.
REINILDO NÃO MANDOU NESTA JORNADA
Ainda nesta jornada, destaque para dois moçambicanos que sofreram derrotas nas respectivas equipas. Reinildo Mandava, que entrou na equipa do Atlético de Madridaos 66, para o lugar do internacional belga, Witsel, perdeu na visita a Sevilha, por uma bola sem resposta e atrasou-se na corrida pelos lugares cimeiros da competição.
O Sevilha abriu o marcador aos 15 minutos pelo avançado espanhol Isaac Romero, e não mais cedeu na defensiva para permitir o empate dos colchoneros.
Foi, de resto, a sexta derrota do Atlético de Madrid na presente edição da LaLiga, que coloca a equipa na quarta posição, com 48 pontos, mais dois que o Athletic Club Bilbao, que luta pela entrada directa na Liga dos Campeões 2024/2025.
Os colchoneros estão, assim, a 13 pontos do líder da prova, o Real Madrid, que soma 61 pontos, enquanto o Girona é segundo com 56 e Barcelona terceiro com 51.
Dos moçambicanos na diáspora, destaque deste fim-de-semana vai para Witti Quembo que foi, a par de Geny Catamo, um dos únicos a vencer. Witti ajudou o Nacional a vencer o Vilaverdense por 3-2, após fazer assistência para o primeiro golo. Witti foi titular.
Geny Catamo, que também foi titular pelo Sporting, viu a sua equipa golear o Sporting de Braga por 5-0. Já os restantes moçambicanos a actuarem fora de portas viram as suas equipas empatarem ou saírem derrotadas no fim-de-semana.
Luís Miquissone foi suplente utilizado no empate do Simba da Tanzânia diante do rival Azam FC, a um golo, enquanto Gildo Vilankulo, do Sporting da Covilhã, empatava sem abertura de contagem diante do Académica OAF.
Geraldo Matsinhe foi titular na derrota do Juventude Évora diante do Barreirense à tangente, Mexer Sitoe, também titular, viu o Bandirmaspor perder por duas bolas sem resposta diante do Goztepe, na Turquia.
Jonatham Muiomo, recuperado da lesão, foi titular no Veelbert da Alemanha e sofreu uma goleada de 5-0 diante do Dusseldorf.
METADE DOS MOÇAMBICANOS NÃO FORAM A JOGO NO FIM-DE-SEMANA
Por seu turno, Alfons Amade continua a ganhar espaço no Oostende da segunda liga da Bélgica. O internacional moçambicano não foi convocado para o jogo da sua equipa diante do Standard de Liege. Amade só disputou 10 jogos pela sua equipa, sendo sete para a Challenger Pro League e outros três para o Croky Cup.
O Oostende segue na 15.ª posição com 16 pontos contabilizados em 20 jogos efectuados e está na posição da despromoção. Os restantes jogadores, Guima, Zainadine, Clésio (lesionado), Kambala, Edmilson, David Malembane, Ratifo, e outros, não foram a jogo no fim-de-semana.
Fonte:O País