É já esta sexta-feira que a selecção nacional de basquetebol do nosso país inicia a sua preparação com vista à participação na fase de qualificação para o Afrobasket 2025.
De acordo com o programa traçado pelo seleccionador nacional, Milagre Macome, os jogadores convocados concentram-se esta sexta-feira para dar início à maratona que os levará à fase de qualificação, em Fevereiro próximo.
Nesta primeira fase de trabalhos, o coach Mila vai contar com grosso dos atletas que actuam internamente e que parte deles esteve no encontro com o presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol, Paulo Mazivila, nos últimos dias do ano passado.
Ainda sem um programa concluído sobre todo o processo, os primeiros dias vão cingir-se na recuperação física dos jogadores depois da pausa, após o término do campeonato nacional e da quadra festiva do Natal e transição do ano.
Para esta empreitada o seleccionador nacional, Milagre Macome, chamou 28 jogadores, dentre os que actuam internamente e no estrangeiro.
O campeão nacional de 2023, Costa do Sol, é o clube que contribuiu com maior número de atletas convocados, sendo ao todo sete, com destaque para o jogador mais valioso da Liga Mozal 2023, Danilo Cumbe, bem como o jogador revelação Azénio Cossa.
Para além destes, vêm dos “canarinhos” Nilton Seifane, Klaus Bunguele, Daniel Maveure, Milton Caifaz e Egídio Zandamela, enquanto do vice-campeão nacional, o Ferroviário de Maputo, foram chamados Baggio Chimonzo, Ermelindo Novela, Hugo Martins, Stelio Rodrigues e Inélcio Chire.
Do terceiro classificado, vêm Ayad Munguambe, Esmael Noormomade, Hilário Malale, Célio Chirombe, Elves Houana e Helton Ubisse, sendo que Turdivales Nhantumbo e Calus Zualo são do Maxaquene e Pio Augusto Matos do Sporting Quelimane.
Do estrangeiro, vêm Jeremias Manjate, Dário Manhanga, Uwami Chongo, Nelson Jossias, Geovanny Uamba e Ivan Mutombene, todos de Portugal, e Malik Camal vindo da Espanha.
Recorde-se que o coach Milla vai trabalhar nesta campanha com Amarildo Taquidir e Paulo Sambo como adjuntos, Octávio Magoliço, como assistente do seleccionador, e Custódio Muchate, que será o coordenador da selecção.
Fonte:O País