O seleccionador nacional de basquetebol sénior masculina divulgou a pré-convocatória tendo em vista a preparação para o apuramento à qualificação ao AfroBasket 2025. Ao todo são 28 jogadores chamados Milagre Macome que começam a trabalhar a 5 de Janeiro próximo.
Vinte e quatro horas depois de ter sido anunciado na continuidade como seleccionador nacional de basquetebol sénior masculina, Milagre Macome anunciou os 28 jogadores com os quais vai preparar a fase de apuramento ao Afrobasket 2025.
O campeão nacional de 2023, Costa do Sol, é o clube que contribuiu com maior número de atletas convocados, sendo ao todo sete, com destaque para o jogador mais valioso da Liga Mozal 2023, Danilo Cumbe, bem como a jogador revelação Azénio Cossa.
Do estrangeiro foram chamados outros sete jogadores, enquanto o Ferroviário da Beira contribui com seis jogadores.
Azénio Cossa, Nilton Seifane, Danilo Cumbe, Klaus Bunguele, Daniel Maveure, Milton Caifaz e Egídio Zandamela vem do campeão nacional, Baggio Chimonzo, Ermelindo Novela, Hugo Martins, Stelio Rodrigues e Inélcio Chire foram convocados do vice-campeão nacional.
Do terceiro classificado vem Ayad Munguambe, Esmael Noormomade, Hilario Malale, Célio Chirombe, Elves Houana e Helton Ubisse, sendo que Turdivales Nhantumbo e Calus Zualo são do Maxaquene, e Pio Augusto Matos do Sporting Quelimane.
Do estrangeiro vem Jeremias Manjate, Dario Manhanga, Uwami Chongo, Nelson Jossias, Geovanny Uamba e Ivan Mutombene, todos de Portugal, e Malik Camal vindo da Espanha.
A selecção nacional inicia os seus trabalhos no dia 5 de Janeiro tendo em vista a fase de apuramento para a qualificação ao AfroBasket 2025. Coach Milla vai trabalhar com Amarildo Taquidir e Paulo Sambo como adjuntos, Octávio Magoliço, como assistente do seleccionador, e Custódio Muchate, que será o coordenador da selecção.
Fonte:O País