MAPUTO – “Após uma luta contínua contra o terrorismo e os seus agentes, que dura mais de três anos (…) nós anunciamos a liberação de Benghazi do terrorismo.
Uma libertação total”, declarou o marechal Haftar em discurso à televisão.
Ele prestou uma homenagem às “caravanas de mártires” dos mortos nos combates contra os extremistas, e acrescentou que Benghazi “entra hoje numa nova era de paz, segurança, reconciliação e reconstrução”.
As forças leais a Haftar anunciaram anteriormente nesta quarta-feira um avanço significativo nos últimos bastiões dos extremistas em Benghazi, e falavam sobre uma vitória “iminente”.
Desde a Primavera Árabe, essas forças estão em guerra em Benghazi contra os grupos extremistas, entre eles o Conselho da Shura de Revolucionário de Benghazi, coligação de milícias islâmicas à qual pertencem supostos membros do grupo Estado Islâmico (EI) e da Ansar Asharia, grupo líbio que tem proximidade com o Al-Qaeda.
A Líbia vive em caos desde a queda do ex-ditador Muamar Khadafi, em 2011, e actualmente duas autoridades disputam o poder local.[CC]
http://www.folhademaputo.co.mz//pt/noticias/internacional/libia-marechal-rebelde-libio-anuncia-libertacao-total-de-benghazi/