O cabeça-de-lista da Renamo, na Cidade de Maputo, nas últimas eleições autárquicas, anunciou hoje, em Nacala, na província de Nampula, a sua candidatura à presidência da Renamo.
Venâncio Mondlane escalou, esta sexta-feira, a cidade de Nacala para visitar o edil daquela autarquia, Raul Novinte, que esteve em prisão domiciliária durante 30 dias, acusado de prática do crime de incitamento à desobediência colectiva.
À chegada à casa de Novinte, na companhia de membros e simpatizantes da Renamo, Venâncio Mondlane aproveitou o momento para anunciar a sua pretensão de concorrer à presidência da Renamo.
“Quero anunciar para Moçambique e o mundo, aqui, em Nacala, onde consigo sentir os ideais do primeiro Comandante-em-Chefe das Forças da Resistência Nacional de Moçambique, que eu, Venâncio Mondlane, membro sénior do partido Renamo, estou disponível e vou avançar como candidato à presidência da Renamo no próximo Congresso”, garantiu Mondlane.
Na mesma ocasião, voltou a criticar as informações propaladas pelo porta-voz do partido, José Manteigas, segundo as quais o facto de Venâncio Mondlane e Manuel de Araújo terem sido candidatos nas autárquicas e alcançado um número elevado de votos e serem “novos” na Renamo não lhes faz melhores que Ossufo Momade e elegíveis à liderança do partido.
Contra esta informação, Venâncio apelou para que se considerasse o envolvimento dos jovens que estiveram presentes nas marchas e na campanha eleitoral.
O cabeça-de-lista da Renamo na Cidade de Maputo disse, ainda, já ter o seu manifesto para apresentar aos membros do Renamo, assim que anunciar a abertura de candidaturas para as eleições internas do partido.
Fonte:O País