Os dados confirmam que estas foram as melhores quartas de final da história

0
41

As quartas de final da Champions 2023-24 terminaram com uma emocionante disputa de pênaltis entre Manchester City e Real Madrid em um último dia em que o Bayern venceu o Arsenal por um placar apertado. Uma quarta-feira que confirmou o que já se suspeitava: são as melhores quartas de final de uma edição da Liga dos Campeões. Não apenas pelos confrontos individuais entre as equipes, mas também em termos estatísticos. Nunca tantos gols foram marcados em uma fase de quartas de final como nesta Champions. E BeSoccer Pro confirma isso.

Após os jogos de terça-feira, esta Liga dos Campeões ficou a apenas dois gols de superar o recorde de gols vistos em uma fase de quartas. Com o placar de 1-0 na Allianz Arena e 1-1 no Etihad Stadium, conseguiu superá-lo. Porque nesta edição foram marcados 32 gols nestas quartas de final e bateram o recorde da temporada 2003-04, que era de 30. Aquela também foi pura emoção: a virada do Deportivo sobre o Milan (4-1 no San Siro e 4-0 no Riazor) ou a surpresa do Mônaco sobre o Real Madrid em uma edição vencida pelo Porto de José Mourinho.

É a segunda vez, desde que a Champions League tem esse nome, que se ultrapassa a marca de trinta gols em uma fase de quartas de final da Champions, apesar dos dois últimos jogos de quarta-feira terem ficado abaixo da média (4 por partida nestas quartas). De fato, nos últimos anos, não se ultrapassaram os 24, na temporada 2018-19. Seis das doze melhores marcas históricas da UCL neste sentido foram alcançadas ao longo da primeira década (24 em 2002, 25 em 2003, 26 em 2007, 28 em 2009 e 28 em 2000).

Pergunta obrigatória: o fim do valor dobrado dos gols influencia?

Desde a temporada 2021-22, não existe mais o valor dobrado dos gols nos jogos da Liga dos Campeões. Um fator-chave em muitas eliminatórias que eram decididas pela quantidade de gols que uma equipe marcava fora de casa. Também influenciava muito nas estratégias, mas… tem sido perceptível desde então? Embora seja cedo para dizer, nesta edição pode ter influenciado. Não nas duas anteriores.

A 2021-22 foi a primeira. As famosas quartas do Real Madrid contra o Chelsea com a primeira das viradas. Embora tenha havido um 2-3 dos ingleses e outro 3-3 do Liverpool contra o Benfica, a contagem naquela temporada ficou em 23. A subsequente, 2022-23, deixou três a menos e não ultrapassou os 20 gols nos seus jogos de quartas de final. O mesmo número visto, por exemplo, no ano da pandemia com menos jogos.

Também é a segunda edição em que tivemos mais jogos com três ou mais gols (6), apenas atrás de 2017-18, quando em sete de oito jogos foram marcados mais de três gols. De fato, até quarta-feira estava perfeito (6/6), mas os dois últimos confrontos em Munique e Manchester quebraram a possibilidade. No entanto, foi a edição com mais gols visitantes (16) desde a nova denominação. O recorde anterior era de 14, do ano da pandemia, quando a sede foi neutra e apenas quatro jogos foram disputados.

Fonte: Besoccer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!