CFM Logistics: Um exemplo de como as empresas nacionais podem participar na Cadeia de Valor do Petróleo e Gás

0
59

A entrada da CFM Logistics nas operações marítimas do Porto de Nacala como um constitui marco significativo para a participação dos moçambicanos na cadeia de valor do scetor de petróleo e gás, bem como para a retenção do valor da exploração deste recurso dentro do País.

Durante a cerimónia de lançamento oficial das operações marítimas da CFM Logistics na cidade portuária de Nacala, região norte do país, O Presidente da República, Filipe Nyusi, destacou que “estas actividades constituem um sinal inequívoco da participação dos moçambicanos na cadeia de valor do sector de petróleo e gás e a consequente retenção do valor dentro do país”.

Ele salientou que isso demonstra a capacidade das empresas nacionais de atenderem às exigências das operadoras petrolíferas, mesmo com critérios de selecção rigorosos. Nyusi destacou também a criação de emprego e a valorização da mão de obra local, mencionando que “testemunhamos hoje a tradução do conteúdo local com meios e equipamentos do País, com trabalhadores moçambicanos e com actividades económicas que contribuem para as contas públicas”.

Nova Infraestrutura e Equipamentos

O Presidente sublinhou a introdução de duas novas embarcações rebocadoras que vão auxiliar nas actividades da empresa, mencionando que anteriormente petroleiros não escalavam em Nacala devido à falta de condições de segurança e qualidade dos rebocadores. “Tivemos que alugar rebocadores de Dar-es-Salaam, mas agora temos equipamentos de ponta”, afirmou.

Desafios e Oportunidades

Nyusi desafiou a CFM Logistics a “pensar grande” e tornar-se uma referência regional, continental e global. Ele exortou a empresa a trabalhar para o retorno dos mais de 300 milhões de dólares investidos no projecto, enfatizando que “a CFM deve assumir os desafios para os quais foi criada, produzir dinheiro, e rapidamente alcançar a visão de se tornar a empresa logística de referência em Moçambique, África Austral e no mundo”.

Contribuição para o desenvolvimento nacional

Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração dos Caminhos de Ferro de Moçambique, Agostinho Langa Júnior, destacou que a CFM Logistics já iniciou operações portuárias ligadas à indústria de petróleo e gás no Porto de Pemba, província de Cabo Delgado. Ele afirmou que a empresa está comprometida com a “Estratégia de Promoção do Conteúdo Local” e que este projecto é uma resposta aos desafios e oportunidades apresentados pelas concessionárias e parceiros do setor.

Langa afirmou que a empresa contribui significativamente para o desenvolvimento do país, alinhando-se ao mandato do governo na implementação de projetos de petróleo e gás e fortalecendo a economia nacional.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!