NBA: Nikola Jokic, Luka Doncic e Gilgeous-Alexander lutam pelo prémio de MVP

0
50

Com a pausa para o All-Star, é uma boa altura para analisar a corrida aos seis prémios individuais da NBA, que culminam numa intensa batalha pelo prémio MVP.

Rookie do ano (ROY)

A disputa por este troféu é clara. No canto direito, Chet Holmgren, que pertence a uma equipa que pode ganhar a Conferência Oeste, está a fazer uma época sólida, com números muito bons e a corresponder às expectativas.

No canto esquerdo, um certo Victor Wembanyama, a aberração da natureza, com 2.26 m de altura, com melhores estatísticas gerais, mas que joga numa equipa que está em último lugar na sua conferência. O francês está na moda, e isso pode ser suficiente, mas se os OKC acabarem mesmo em primeiro lugar, Holmgren terá um caso forte.

Classificação Flashscore: 1. Chet Holmgren / 2. Victor Wembanyama / 3. Brandon Miller

6.º Homem do Ano

Provavelmente o troféu mais aberto de todos. Vários candidatos tiveram excelentes épocas a sair do banco. No entanto, os dois favoritos parecem ser Tim Hardaway Jr. e Malik Monk.

O primeiro tem o melhor total de pontos, o segundo as melhores percentagens, mas esta batalha pode ser determinada pela classificação. Com o equilíbrio coletivo quase idêntico neste momento, esta é uma batalha que nos deve levar até ao final da época.

Classificação Flashscore: 1. Tim Hardaway Jr / 2. Malik Monk / 3. Bogdan Bogdanovic

Jogador que mais melhorou (MIP)

Também aqui é provável que haja uma luta a dois, embora Shai Gilgeous-Alexander possa reivindicar o prémio. No entanto, está na luta por um prémio de maior prestígio. O favorito desde o início da época tem sido Tyrese Maxey. Com James Harden fora do caminho em Filadélfia, o base tem estado a funcionar a todo o vapor (de uma média de 20,3 para 25,7 pontos).

Mas, com a ausência de Joel Embiid, o registo dos 76ers está a cair e isso deverá funcionar contra ele. No outro extremo do espetro, é impossível ignorar a impressionante evolução (de uma média de 14,8 para 21,2 pontos) de Alperen Sengun. O turco está a brilhar em Houston e, se levar a sua equipa aos play-offs, será difícil negar-lhe o troféu.

Classificação Flashscore: 1. Alperen Sengun / 2. Tyrese Maxey / 3. Coby White

Jogador Defensivo do Ano (DPOY)

Vai ser difícil não premiar a temporada dos Timberwolves. A disputar a primeira posição no Oeste, Minnesota tem também a melhor classificação defensiva da liga. O regresso à forma de um certo Rudy Gobert tem, sem dúvida, algo a ver com isso.

Agora que voltou a ser a força que lhe valeu o troféu por três vezes com os Jazz, está a caminho de um quarto. Anthony Davis pode estar a ter uma época melhor a nível individual, mas as estatísticas colectivas não o favorecem.

Classificação Flashscore: 1 Rudy Gobert / 2 Anthony Davis / 3 Derrick White

Treinador do ano

Os troféus da NBA são muitas vezes – e infelizmente – uma questão de equilíbrio quando se trata de premiar as equipas que mais se destacaram na época. Isto sugere uma batalha entre Chris Finch e Mark Daigneault para Treinador do Ano. É claro que não se esperava que OKC e Minnesota terminassem tão bem na Conferência Oeste e quem terminar à frente do outro terá uma grande vantagem nesta corrida.

No entanto, se os Wolves levarem o prémio de Jogador Defensivo do Ano e os Thunder o MVP e/ou Rookie do ano, as hipóteses de Joe Mazzulla, dos Boston Celtic – cuja equipa deverá terminar em primeiro lugar no Este – e de J.B. Bickerstaff, dos Cleveland Cavaliers – um candidato inimaginável há 12 meses – aumentam.

Classificação Flashscore: 1. Mark Daigneault / 2. Chris Finch / 3. J.B Bickerstaff

Jogador Mais Valioso (MVP)

A melhor batalha é pelo prémio de MVP. De acordo com a ESPN, Nikola Jokic é o favorito para ganhar o prémio de MVP esta época. No entanto, Luka Doncic e Shai Gilgeous-Alexander vão querer participar.

Jokic tem uma média de quase um triplo-duplo esta época e a sua forma física e consistência, bem como o facto de ser o melhor jogador da NBA há várias épocas. Os Denver Nuggets são também uma grande equipa e os atuais campeões. Com Joel Embiid fora da temporada, o reinado do Joker pode estar de volta.

No entanto, os seus dois rivais têm os seus argumentos. O esloveno também está perto de conseguir um triplo-duplo e vai, sem dúvida, terminar como líder da pontuação (tem uma média próxima dos 35 pontos). No entanto, o recorde dos Mavs pode enfraquecê-lo, uma vez que lutam para terminar entre os seis primeiros.

Gilgeous-Alexander, que também está a brilhar em termos de pontuação e é um defensor de topo, pode ganhar a Conferência Oeste, o que lhe daria um forte argumento. É óbvio que um dos três será coroado campeão no final da época.

A escolha não é fácil, especialmente dada a importância da narrativa nos EUA. Com apenas uma mão cheia para escolher, estabelecer um ranking para este troféu tem sido definitivamente um exercício perigoso nos últimos anos, especialmente quando se considera que este prémio pode desempenhar um papel na determinação dos outros.

Classificação Flashscore: 1. Nikola Jokic / 2. Luka Doncic / 3. Shai Gilgeous-Alexander

Fonte: FlashScore

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!