A selecção nacional de futebol de praia alcançou, hoje, a sua primeira vitória no Torneio COSAFA, ao derrotar a sua congénere da Tanzânia, por 5-4, em jogo da segunda jornada do Grupo B.
Foi uma vitória sofrida, mas suficiente para curar as feridas da derrota pesada contra o Marrocos na abertura da prova. Os sinais apontavam para um jogo difícil para a selecção nacional, que precisava inevitavelmente ganhar, de modo a relançar as esperança de se qualificar para a segunda prova da prova. Nesse sentido, assumiu a responsabilidade de quem queria alcançar tal feito, impondo-se perante o seu adversário.
O combinado nacional chegou primeiro ao golo, através de Rachid, num lance em que o guarda-redes tanzaniano foi mal batido. A disposição era alta, de tal sorte que não dava espaço para a Tanzânia assentar o seu jogo. Não espantou, por isso, que a turma moçambicana apontasse o segundo golo.
Moçambique no seu melhor momento. A resistência era de forma tímida, mas o suficiente para, num e noutro momento, abanar a estrutura moçambicana. A Tanzânia reduziu a desvantagem no marcador. A selecção nacional foi ao intervalo a vencer.
Na segunda parte, os tanzanianos voltaram transfigurados. Acreditaram que era possível mudar a história do jogo. Moçambique passou a jogar na sombra da sua grandeza. A eficácia nos momentos cruciais andava longe, o que permitiu que os tanzanianos se agigantassem e discutissem o jogo de forma equilibrada.
O conjunto tanzaniano marcava e reduzia a desvantagem. Apesar da falta de concentração, o combinado nacional manteve-se firme, acabando por terminar a partida em vantagem. 5-4. Moçambique defronta a Angola na última jornada, numa partida em que precisa vencer para garantir a qualificação para a fase seguinte. António “Figo” Namape foi eleito o homem do jogo.
Fonte:O País