Kokçu também é o 10 na Turquia

0
9

Entrou aos 55’ e posicionou-se à frente dos dois médios centro; muitas vezes funcionou como segundo avançado num 4x4x2 compacto e recuado; só por uma vez perto do golo

Quando muito ainda se fala da verdadeira posição de Orkun Kokçu no Benfica, era importante perceber como o médio ex-Feyenoord é visto pelo selecionador da Turquia, o italiano Vincenzo Montella, nas vésperas do arranque do Euro 2024. E a ver pelo jogo de ontem, entre o adversário de Portugal no Grupo F e a Itália, o jogador das águias também é aposta para a posição 10.

No Renato Dall’Ara, em Bolonha, Kokçu entrou apenas aos 55’ para o lugar de Yazici e posicionou-se à frente dos médios Çalhanoglu e Ozdemir, muitas vezes atuando como segundo avançado num 4x4x2 muito compacto e de linhas recuadas.

Com o número 6 nas costas (o 10 pertence ao capitão Çalhanoglu) o jogador mais caro da história dos encarnados (custou €25 milhões no verão passado) não teve espaço para fazer a diferença. Foi lançado em profundidade aos 69’, mas o lance acabou por morrer junto à bandeirola de canto; aos 84’ viu um remate bloqueado à entrada da área após um contra-ataque perigoso conduzido por Abdulkadir Omur, mas cujo passe atrasado do jogador do Hull City deixou Kokçu demasiado apertado para a zona de tiro, quando a jogada parecia promissora.

Após a saída do ponta de lança Baris Yilmaz o futebolista dos encarnados chegou a ser o homem mais adiantado da Turquia, uma espécie de falso 9, mesmo que em muitos momentos do jogo ele tenha baixado à entrada da sua área para dar linhas de passe numa seleção que faz do processo defensivo o ponto de partida para competir contra quem for.

O desempenho foi discreto, embora se perceba que é ali que se sente mais à vontade. O próximo jogo, segunda-feira, em Varsóvia, frente à Polónia, ajudará a perceber que papel terá o benfiquista ao serviço da Turquia durante o Europeu, mas parece claro que os terrenos que pisa na seleção aproximam-se do que se prevê para a próxima época: com a saída de Rafa, Orkun Kokçu será o 10 do Benfica, lugar por que lutou com todas as armas. Até com as palavras.

Fonte: A Bola

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!