Gabigol é suspenso por dois anos após tentativa de fraude em antidoping

0
63

O atacante Gabriel Barbosa, conhecido como ‘Gabigol’, foi sancionado nesta segunda-feira com dois anos de suspensão por obstruir um controle antidoping em 8 de abril de 2023 no centro de treinamento do Flamengo, conforme informou o clube do Rio de Janeiro.

A decisão, sujeita a recurso, foi tomada pela Justiça Desportiva Antidopagem do Brasil, que enquadraram o jogador de 27 anos “por tentativa de fraude em qualquer parte do processo” de um teste.

O período da suspensão começou a contar em 8 de abril de 2023, o que significa que Gabigol não poderá jogar até “abril de 2025”, perdendo assim toda a temporada de 2024 e a pré-temporada seguinte.

O Flamengo destacou em um comunicado que “tomou conhecimento” do resultado do julgamento, no qual, por 5 votos a favor e 4 contra, optou-se por punir o ex-jogador do Benfica e Inter de Milão.

O clube carioca afirmou ter recebido o veredito “com surpresa” e que “auxiliará” o seu jogador ao apresentar um recurso à Corte Arbitral do Esporte, pois entende que “não houve nenhum tipo de fraude, nem tentativa, que justifique a sanção aplicada”.

‘Gabigol’ enfrentava uma suspensão total de quatro anos, acusado de violar o Código Brasileiro Antidopagem por “fraude ou tentativa de fraude em qualquer parte do processo de controle”.

De acordo com a denúncia do Ministério Público da Justiça Desportiva, o atacante não seguiu os protocolos para a realização do teste e até desrespeitou os agentes responsáveis por coletar as amostras dos jogadores do Flamengo naquele dia.

O jogador se recusou a se submeter ao exame antes do treinamento, como estipula a regulamentação, foi almoçar e só depois concordou em fazer a análise de urina, que entregou de forma irregular, de acordo com a acusação.

O episódio ocorreu um dia antes do jogo de volta da final do Campeonato Carioca de 2023, que o Fluminense venceu por 4 a 1 contra seu maior rival, no início da temporada passada.

Apesar de o resultado do teste ter sido negativo, a Justiça Antidopagem considerou que a conduta do jogador formado no Santos se enquadra em uma tentativa de fraude.

A sentença é conhecida às vésperas de o Flamengo, comandado pelo ex-técnico da seleção brasileira Tite, disputar a final do Campeonato Carioca contra o modesto Nova Iguaçu. O jogo de ida será no próximo sábado e a volta está prevista para 7 de abril.

Fonte: Besoccer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!