César Luis Menotti falece aos 85 anos

0
18

O futebol está de luto. Neste domingo, aos 85 anos, faleceu César Luis Menotti, o homem que levou a Argentina a ganhar seu primeiro Mundial da história.

“A Associação de Futebol Argentino lamenta informar, com enorme tristeza, o falecimento de César Luis Menotti, atual diretor das Seleções Nacionais e ex-técnico campeão do Mundo da Argentina”, indicou a AFA em comunicado.

O ‘Flaco’, que nasceu em 5 de novembro de 1938 em Rosário, foi internacional pela Argentina como jogador e liderou a ‘Albiceleste’ na conquista do primeiro dos 3 Mundiais que possui em sua vitrine, vencido em 1978, na Argentina. Além disso, na Espanha, dirigiu o Barcelona e o Atlético de Madrid. Além disso, levou os juniores da Argentina, com Maradona à frente, a vencer o Mundial da categoria.

Menotti havia sido internado no hospital Agote de Recoleta no final de março devido a um quadro severo de anemia, que se complicou com uma tromboflebite. Em 10 de abril, recebeu alta, “lúcido e com vontade de ir para casa”, publicou o ‘Olé’.

Como jogador, Menotti começou sua carreira no Rosario Central, onde estreou em 1960. Mais tarde, jogou no Racing Club, Boca Juniors, New York Generals, Santos, onde coincidiu com Pelé, e Juventus do Brasil.

Logo após sua aposentadoria, ele passou para os bancos de reservas. O ‘Flaco’ estreou como treinador no Newell’s Old Boys antes de assumir como técnico do Huracán. Depois, passou pela Argentina para conquistar o primeiro Mundial da história da ‘Albiceleste’. Em 1982, após a Copa do Mundo da Espanha, deixou o cargo de treinador e permaneceu no país para comandar, um ano depois, o Barcelona e o Atlético de Madrid. Também passou por Boca, River, Peñarol, Independiente, Sampdoria, Rosario Central, Puebla e, por último, Tecos do México em 2007.

Uma de suas últimas aparições públicas foi em uma entrevista com a ‘Radio Splendid’, na qual Menotti declarou que o ponta Ángel Di María era seu favorito na Seleção Principal.

“Ele jogava melhor que todos, incluindo os grandes, com seu caráter e sua carinha de nada. É uma enorme alegria que agora o reconheçam, pois ele é um dos melhores jogadores na história do futebol argentino. Vejam onde e como ele jogou, e perguntem aos seus companheiros. Ele nunca se exibiu”, afirmou naquela ocasião.

Menotti é considerado fundamental na construção da ‘Scaloneta’, pois era constantemente consultado na gestão das seleções do futebol argentino e, embora não conhecesse Lionel Scaloni quando foi contratado pela AFA, conhecia os auxiliares que o acompanhavam: Walter Samuel, Roberto Ayala e Pablo Aimar.

Fonte: Besoccer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!