ANTEVISÃO Rio Ave-Benfica: fechar a época nos Arcos em busca do triunfo

0
39

Vila-condenses recebem as águias esta sexta-feira, na derradeira jornada da Liga; tentar prolongar série de invencibilidade de um lado, preparar a próxima época do outro

Rio Ave e Benfica encerram, esta sexta-feira, a temporada 2023/24, no Estádio dos Arcos, a partir das 20.45 horas.

O embate da 34.ª e derradeira jornada da Liga coloca frente a frente duas equipas que atravessam momentos bem distintos, e estados de espírito também.

Se, por um lado, a turma vila-condense vive a melhor segunda volta da sua história, tendo perdido apenas um encontro durante esse período, ao mesmo tempo que soma 11 jogos sem perder, por outro, os encarnados sabem que não sairão do segundo posto e já olham para a próxima época.

A partida desta sexta-feira assinala o adeus de duas figuras importantes dos últimos anos dos respetivos clubes: Ukra anunciou recentemente o final de carreira e Rafa vai abandonar o emblema da Luz, a custo zero, oito anos depois.

Luís Freire garantiu, na antevisão ao encontro, que o extremio vai a jogo: «O Ukra vai jogar. Vai ter esse momento especial também na carreira dele. Ele merece muito, por tudo aquilo que fez por nós, pela equipa. Pelo futebol português também.»

Rafa despede-se definitivamente do Benfica depois de ter feito o último jogo no Estádio da Luz na jornada transata.

Superioridade clara das águias em Vila do Conde: 22 vitórias contra apenas 5 dos homens da casa. Nas últimas quatro visitas à casa rio-avista, os encarnados levaram a melhor. Na temporada passada, um golo solitário de Gonçalo Ramos foi suficiente para dar os três pontos ao Benfica.

Já esta época, na primeira volta, o conjunto de Roger Schmidt bateu a formação de Luís Freire (4-1), na Luz, apesar do golo madrugador de Guga para os vila-condenses.

Já com a permanência assegurada, o emblema de Vila do Conde, que protagoniza uma segunda metade de campeonato assinalável, procura ainda subir um lugar na tabela. Para tal, tem de bater o Benfica e esperar que o Farense não vença o Portimonense.

Sistema tático: 3x4x3

Equipa provável: Jhonatan; Renato Pantalon, Aderllan Santos, Miguel Nóbrega; Costinha, Tanlongo, Amine Oudrhiri, Fábio Ronaldo; Joca, Boateng e Embaló.

Em dúvida: João Teixeira e Aziz.

Figura: Ukra. Não é a figura da época dos vila-condenses, é certo (apenas jogou 73 minutos) mas o extremo, de 36 anos, merece destaque pela carreira que fez. Despede-se dos relvados esta sexta-feira, 428 jogos depois. Esta semana, voltou a ser notícia pela boa disposição, quando chegou ao treino… de trator.

A antevisão de Luís Freire:

Os encarnados sabem que já não saem do segundo posto, mas querem dar sequência ao triunfo gordo da jornada transata, frente ao Arouca (5-0).

Sistema tático: 4x2x3x1

Equipa provável: Trubin; Aursnes, António Silva, Otamendi e Carreras; Florentino e João Neves; Di María, Kokçu e João Mário; Rafa

Lesionados: David Neres, Bah, Marcos Leonardo e Arthur Cabral

Figura: Rafa. A última dança do internacional luso com a camisola das águias, num terreno onde já não fatura desde 2019. Depois do bis no último encontro, quer fechar com chave de ouro a passagem de oito anos pelo Benfica.

A antevisão de Roger Schmidt:

Fonte: A Bola

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!