A CBF considera “branda” a condenação na Espanha, pelos insultos racistas a Vini Jr.

0
9

“A decisão é um começo, um caminho a seguir, e mostra a importância da pressão da sociedade para que as autoridades realmente se envolvam na luta contra o racismo”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, em nota.

O dirigente, que se encontra nos Estados Unidos para acompanhar a preparação da Seleção Brasileira visando a Copa América, considerou no entanto, que a punição é “branda” para um crime tão “terrível”, pois “só quem sofreu racismo conhece a magnitude da dor”.

“O racismo não vai desaparecer da noite para o dia. Uma decisão desse calibre nos dá mais forças para continuar lutando”, manifestou.

A sentença é a primeira sanção penal aplicada na Espanha por esse tipo de comportamento em campos de futebol. No país, não há uma legislação antirracista específica, em vigor.

Trata-se de um acordo de conformidade alcançado entre a Promotoria, as acusações e as defesas, ratificado nesta segunda-feira em um tribunal de Valência, que implica que os acusados não entrarão na prisão ao incluir no pacto a suspensão da pena de prisão.

Os fatos ocorreram em 21 de maio de 2023, durante uma partida da Liga espanhola entre Valência e Real Madrid, disputada no estádio de Mestalla.

O episódio gerou então uma forte reação por parte das mais altas autoridades do Brasil, entre elas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nesta segunda-feira, a ministra da Igualdade Racial Brasileira, Anielle Franco, disse nas redes sociais que “a sentença é um passo firme na luta contra o racismo”.

Por sua vez, Vinícius Júnior, concentrado com a Canarinha nos EUA, celebrou a decisão contra os torcedores do Valência e disse que não se sente vítima do racismo, mas sim “algoz de racistas”.

“Esta primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim. É por todos os negros. Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras”, indicou em suas redes sociais.

Fonte: Besoccer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!