O SECTOR da Saúde poderá declarar fim do surto da cólera no país ainda esta semana, caso não se registem novos episódios da doença nos próximos dias no distrito da Moamba, província de Maputo, única área com casos activos.
Entretanto, as autoridades continuam a reforçar as medidas de controlo e vigilância epidemiológica da enfermidade, apesar de não notificar casos há 30 dias. Em causa está a aproximação da época chuvosa, altura em que o risco de alastramento das doenças de origem hídrica é maior.
Segundo Filipe Mateus, da Direcção Nacional de Saúde Pública, dentre tais medidas destacam-se a melhoria do saneamento, consumo de água tratada ou fervida, lavagem das mãos depois do uso de sanitário e antes de levar alimentos à boca, e evitar o fecalismo a céu aberto.
A imunização da população nas zonas com maior incidência da doença e aglomerados, como terminais de transporte, foi também priorizada, tendo sido realizada uma ronda nos distritos da Moamba e Manhiça abrangendo mais de 100 mil pessoas.
O Ministério da Saúde está a trabalhar com as lideranças locais e profissionais do sector para que continuem a difundir mensagens para o reforço da observância das medidas de prevenção, principalmente nas zonas de transmissão das doenças típicas da época chuvosa.
Fonte: Jornal Noticias