Frelimo e Zanu-PF: Evocados laços de irmandade

0
88

OS laços de irmandade e amizade os partidos Frelimo e ZANU-PF foram recordados, sexta-feira, em Mutare, durante um encontro nacional que o líder zimbabweano, Robert Mugabe, manteve com a juventude no estádio de Sacuva.

Com efeito, Robert Mugabe lembrou aos presentes que muitos morreram pelo Zimbábwè e que os vivos devem assegurar o país. Segundo afirmou, com apoio de Moçambique e da Frelimo, os zimbabweanos combateram e venceram o regime de Ian Smith, apelando para que os dois países lutem, de mãos dadas, pela sua liberdade, soberania, nossa auto-estima e pelas suas terras.

“Se não fosse os jovens de ontem, apoiados pela Frelimo, os jovens de hoje não existiriam, o Zimbábwè não se afirmaria no concerto das nações”, disse o Chefe do Estado zimbabweano, diante de aplausos e canções dos seus apoiantes e da numerosa multidão que o escutava atenta e disciplinadamente, dentro e fora do estádio, pendurada em árvores e letreiros de publicidade, para ver e ouvir o líder, num comício que decorreu sob fortes medidas de segurança.

Mugabe, 94 anos, apelou para que os zimbabweanos continuem juntos a lutar para manter as terras do país nas suas mãos e que se amem uns aos outros, mantenham-se unidos e persistam firmes e coesos em torno do país e da herança libertária.

 “Não lutamos em vão, lutamos pela nossa terra e ela deve continuar nossa”, disse, convidando todos os zimbabweanos a serem vigilantes, defenderem o país, as suas terras e a não compactuarem com os saudosistas da dominação que, alegadamente, os querem manter reféns à exploração.

A juventude reafirmou, na circunstância, o seu total apoio ao líder da ZANU-PF e Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, nas eleições presidenciais previstas para o próximo ano e garantiu que tudo vai fazer para que o seu candidato saia vitorioso no sufrágio agendado para meados de 2018.

Moçambique fez-se representar no acto pelo governador de Manica, Alberto Mondlane, acompanhado da esposa, Alcinda de Abreu. Na ocasião, Alberto Mondlane lembrou os laços de amizade, solidariedade e fraternidade que unem os dois países e povos, tendo felicitado o Presidente Mugabe e seu homólogo moçambicano, Filipe Nyusi, pela direcção sábia e visionária, em prol do combate à pobreza e outros males que ainda enfermam os dois povos e nações.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/68746-frelimo-e-zanu-pf-evocados-lacos-de-irmandade.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!