Filipe Nyusi responde aos críticos

0
70
Presidente da República responde aos críticos e diz que visita às províncias é trabalho

O Presidente da República iniciou, ontem, uma visita de trabalho a Inhambane. A visita iniciou no distrito de Zavala, com um comício popular no posto administrativo de Maculuva, onde Filipe Nyusi deixou recados aos críticos da sua metodologia de trabalho.

“Há quem pergunta, mas o Presidente foi fazer o quê? Há quem está preocupado e pergunta, vai falar o quê?”, questionou Filipe Nyusi, que de seguida deu a resposta. “Não vamos falar mal de ninguém, é um pai que foi ver o filho, um filho que foi visitar o pai. O que viemos fazer é, convosco, trabalharmos e sabermos quais são as preocupações. Aquele que está preocupado, deixa estar preocupado, nós estamos a trabalhar”, disse, sem revelar os detractores.

Na hora de falar das preocupações, a comunidade de Maculuva pediu energia eléctrica, a construção de uma estrada melhorada, ligando a EN1 e a sede do posto, e a instalação de uma fábrica de processamento de castanha de caju. Em jeito de resposta, Filipe Nyusi disse que as preocupações serão atendidas.

“Vamos ver o problema de água em toda a província (Inhambane), vamos ver o problema de energia, vias de acesso, mas vamos ver também a questão de escolas e hospitais, onde não há”, assegurou.

Custo de vida

O alto custo dos produtos de primeira necessidade foi também nota de destaque da interacção de Filipe Nyusi com a população de Zavala.

Depois de destacar os factores por trás da situação, nomeadamente, a conjuntura internacional, Nyusi exortou a população a aumentar a produção e a produtividade, como uma das principais medidas para minimizar o impacto dos preços.

O Presidente reconheceu o esforço da população de Inhambane na produção alimentar, cujos resultados nos últimos dois anos regrediu devido aos efeitos do fenómeno El Niño e, mais recentemente, do ciclone Dineo, e aproveitou a ocasião para voltar a lançar um repto a todo o país para voltar a intensificar a actividade agrícola, aproveitando a situação da paz.

“Investimos na paz, porque sabemos que é uma das principais condições para que possamos produzir”, disse.

 

Feira

No primeiro dia da visita a Inhambane, Filipe Nyusi inaugurou a Primeira Feira Nacional de Tubérculos e Raízes, que decorre em Quissico, a sede do distrito de Zavala.

A feira, que tem como lema “Valorizar as Raízes e Tubérculos para a Nutrição e o Desenvolvimento Social e Económico Sustentável”, tem como objectivo promover a aposta nestas culturas de reconhecido valor nutricional e medicinal, que segundo Nyusi, constituem uma das soluções para reduzir os níveis de desnutrição, sobretudo infantil.

A visita de Nyusi a Inhambane termina no domingo. Panda, Morrumbene e Mabote, são os distritos a serem escalados, a partir de hoje.

 

Fonte: O Pais -Politica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!