ENTRE MOÇAMBIQUE, ZIMBABWE E ZÂMBIA: Acordo tripartido viabiliza conservação do meio ambiente

0
39

Alberto Massango, AIM

MOÇAMBIQUE, Zimbabwe e Zâmbia assinaram ontem, em Harare, o Acordo de Conservação Transfronteiriça (ZIMOZA-TFCA, sigla em inglês), com o objectivo de promover a conservação da biodiversidade, restauração do ecossistema e gestão sustentável dos recursos naturais.

O acordo foi assinado pelo estadista moçambicano, Filipe Nyusi, o seu homólogo do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, e pelo ministro zambiano do turismo, Rodney Sikumba. 

Com uma extensão de 38.435 Km2, a área abrange três distritos ao longo do rio Zambeze, em Tete, nomeadamente, Mágoè, Cahora Bassa e Zumbo.

No Zimbabwe, a área abrange dois distritos, Mbire e Makonde, e na Zâmbia o distrito de Luangwa.            

Falando durante o evento, Nyusi disse que a iniciativa tripartida visa conservar o meio ambiente de forma eficaz e promover os recursos naturais “que os nossos antepassados nos legaram”.

“Este acordo é um marco na história dos três países e está em linha com os Objectivos de Desenvolvimento da SADC e de acordo com os princípios agendados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a promoção sustentável do ambiente”, afirmou.

Explicou que o presente acordo adiciona-se à Declaração de Maputo sobre a conservação da floresta do Miombo, assinada em Agosto de 2022, para a conjugação de esforços dos países-membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), na busca de recursos e mecanismos de regeneração do ecossistema florestal.

Referiu que a conservação da biodiversidade e seus recursos exige esforços de todos os sectores, havendo necessidade de a sociedade civil e os governos trabalharem em conjunto para a restauração da natureza “em prol da vida dos animais”.

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!