COMBATE AO TERRORISMO: País poderá continuar a ter apoios da UE

0
62

MOÇAMBIQUE continua a contar com o apoio da União Europeia destinado à formação das Forças Armadas no quadro do combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado.

A convicção foi manifestada há dias pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Francisco André, minutos após o término de uma audiência que lhe foi concedida pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Manuel Gonçalves.

Portugal pretende trabalhar para a extensão do apoio da União Europeia, que até agora é essencialmente virado para a formação de militares e envio de equipamento não letal, numa altura em que se sabe que a Missão Militar Conjunta da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SAMIM) prevê encerrar entre Julho e Agosto próximos.

“Portugal vai continuar a trabalhar com Moçambique neste assunto [combate ao terrorismo]. Estamos a coordenar as nossas posições na articulação com aqueles que são os nossos sócios (União Europeia), parceiros europeus de Moçambique”, disse.

Francisco André assegurou que, na próxima semana, haverá uma visita a Moçambique de uma delegação da União Europeia, na qual a continuidade de apoios contra o terrorismo será um dos assuntos a debater.

“Penso que temos todas as condições para manter esta missão. Continuam os contactos entre Moçambique e a União Europeia e, nesse âmbito, tem havido deslocações frequentes dos responsáveis de ambos os lados, para assegurar que esta missão (militar da União Europeia em Moçambique) continue e estamos optimistas que vai continuar e vai reforçar a sua capacidade”, explicou.

Ainda no quadro da cooperação entre os dois países, André disse que Portugal conta com mais de 2200 estudantes moçambicanos que frequentam…

Leia mais…

.fb-background-color {
background: #ffffff !important;
}
.fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe {
width: 100% !important;
}

Fonte:Jornal Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!