Mutharika remodela governo malawiano

0
61

O PRESIDENTE do Malawi, Peter Mutharika, procedeu à remodelação do seu elenco governamental, afastando do executivo o ministro da Saúde e o vice-ministro da Defesa.

Peter Kumpalamule, até agora ministro da Saúde, deixou de fazer parte da lista de ministros, assim como o vice-ministro da Defesa, Vicent Ghambi.

Mutharika procedeu igualmente à movimentação de outros membros do executivo, na sequência de uma remodelação governamental anunciada pelo chefe do gabinete da presidência, Lloyd Muhara, esta segunda-feira, em Lilongwe.

De acordo com um comunicado presidencial, o antigo ministro das Terras, Atupele Muluzi, passa para a pasta da Saúde, enquanto Everton Chimulirenji é o novo vice-ministro da Defesa.

Outra mudança de vulto é a movimentação do ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Francis Kasaila, para o pelouro do Trabalho, Juventude e Desportos.

Para chefe da diplomacia malawiana foi nomeado Emmanuel Fabiano, que até à data era ministro da Educação. O novo ministro da Educação é Bright Msaka.

Ana Kachiko é a nova ministra de Terras e Henry Mussa deixa o ministério do Trabalho para dirigir a Indústria e Comércio.

Joseph Mwanaveka passa da Indústria e Comércio para Agricultura e Aggrey Massi assume a pasta da Energia.

De acordo com a fonte, as mudanças visam melhorar a prestação dos serviços no sector público e impulsionar o crescimento do país.

Entretanto, o Partido Popular, da antiga presidente Joyce Banda, está a explorar as possibilidades de estabelecer uma coligação com o MCP, Malawi Congress Party.

Os dois partidos têm uma aliança no parlamento, mas agora pretendem outro pacto fora da Assembleia da República.

Joyce Banda deixou o Malawi logo após as eleições gerais de Maio de 2014, onde saiu derrotada nas presidenciais.

Até agora ela ainda está fora do país, não se sabendo a data do seu regresso.

Algumas fontes dizem que Joyce Banda só vai regressar ao Malawi depois da vitória presidencial de Lazarus Chakwera, do MCP, nas eleições gerais de 2019.

O MCP vive dias de glória com a recente filiação ao partido de dois ex-ministros dos governos de Joyce Banda e do falecido Bingu wa Mutharika.

Trata-se de Sidik Mia e de Ken Kandodo, duas figuras influentes na vida política do Malawi. (RM)

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/internacional/69575-mutharika-remodela-governo-malawiano.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!