Após deslizamentos de terra: Serra Leoa prepara funerais em massa

0
68

OS primeiros funerais das vítimas da tragédia foram realizados na terça-feira, mas o Governo da Serra Leoa exortava ontem a população a ir ao necrotério de Freetown para identificar os restos mortais das centenas de falecidos nas inundações e deslizamentos de terra que esta semana atingiram a cidade capital.

Através dum comunicado emitido na quarta-feira, o Gabinete do Presidente Ernest Bai Koroma pediu a qualquer que tenha alguém próximo desaparecido que fosse para a morgue da cidade que acolhe, muito acima da sua capacidade, os corpos da maioria das mais de 300 pessoas perecidas na tragédia que atingiu a capital serra-leonesa na noite de domingo para segunda-feira.

A declaração indica que todos os corpos não identificados ou reclamados receberão também um “funeral digno” nos próximos dias.

Cerca de 600 pessoas continuavam desaparecidas, segundo a Cruz Vermelha, relatando que as inundações e os deslizamentos de terra registados em Freetown surpreenderam muitos habitantes durante o sono.

As operações de resgate para tentar encontrar possíveis sobreviventes prosseguiam ontem em Freetown.

Os sobreviventes destes trágicos acontecimentos estão a enfrentar entretanto condições muito difíceis.

De acordo com a organização não-governamental Concern Worldwide, estas pessoas estão a precisar de alimentos, água potável e ajuda médica.

As autoridades abriram um centro de acolhimento em Freetown para prestar auxílio aos mais de 3000 desalojados do bairro Regent, uma das zonas da cidade mais afectadas pela intempérie onde uma colina desmoronou e destruiu habitações.

Encravada entre o mar e a montanha, Freetown tem a maior taxa anual de precipitação em África. As inundações são recorrentes. LUSA/RFI/NEWS24/TIMESLIVE

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/internacional/70529-apos-deslizamentos-de-terra-serra-leoa-prepara-funerais-em-massa.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!