Utilização ZiG duplicou – Banco Central do Zimbabwe

0
48

A utilização da moeda do Zimbabwe, apoiada em barras de ouro, o ZiG, duplicou desde o seu lançamento no início de Abril, disse o Governador do banco central, John Mushayavanhu, ao jornal Sunday Mail do País.

O ZiG é agora utilizado em 30% de todas as transacções, em comparação com 15% em 5 de Abril, sendo o restante feito em dólares, afirmou. “Não houve um aumento da procura de moeda estrangeira, mas sim uma mudança no rácio de preços dos produtos, com o ZiG a representar agora 30% de todas as transacções”, disse Mushayavanhu ao semanário sediado em Harare.

Recorde-se que, numa entrevista à Bloomberg, em 15 de Julho, Mushayavanhu afirmou que a utilização do ZiG tinha aumentado de 15% para 20% das transacções.

O ZiG, abreviatura de Zimbabwe Gold (ouro do Zimbabwe), substituiu o dólar zimbabueano após a desvalorização deste face ao dólar americano. É a sexta tentativa da nação da África Austral de ter uma moeda local funcional nos últimos 15 anos e é apoiada por reservas de divisas estrangeiras, bem como pelo metal precioso.

Na semana passada, o Ministro das Finanças do Zimbabwe, Mthuli Ncube, anunciou medidas para estimular a procura de ZiGs, nomeadamente ordenando aos departamentos governamentais que aceitem pagamentos na moeda local em vez de dólares e aumentando o montante dos impostos a pagar nesta unidade.

O País fixou 2030 como a data para a ZiG se tornar a única moeda com curso legal, enquanto o Presidente Emmerson Mnangagwa deu a entender que poderia ser já em 2026.

O ZiG foi negociado a 13,79 dólares americanos na segunda-feira, 05 de Agosto, de acordo com dados publicados no sítio Web do banco central. O banco injectou 50 milhões de dólares no mercado na sexta-feira, 02 de Agosto, para apoiar o ZiG, no meio de um aumento da procura de dólares por parte dos credores.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!