Província de Maputo vai acolher central solar de 60 MW com investimento de US$ 110,6 milhões

0
11

A Província de Maputo vai receber uma nova central solar com uma capacidade instalada de 60 MW, fruto de um investimento conjunto de US$ 110,6 milhões entre a Electricidade de Moçambique (EDM) e empresas privadas, incluindo a VBC, através da entidade operadora Central Solar de Corumana. A instalação será localizada junto à barragem de Corumana, no distrito de Moamba, ocupando uma área de 142 hectares.

Este projecto faz parte do compromisso de Moçambique em alcançar a electrificação universal até 2030, alinhado com os objectivos do Plano Estratégico do Governo para o sector energético. Além de contribuir para a produção de energia renovável, a central vai promover o crescimento económico da região ao criar empregos diretos e indirectos, impulsionando o desenvolvimento da Província de Maputo.

Actualmente, Moçambique tem investido significativamente em energia solar, com centrais solares que somavam 125 MW em 023, dos quais 80 MW já estavam ligados à rede. No primeiro trimestre de 2024, a produção de eletricidade proveniente de parques solares cresceu 14%, mas ainda representa menos de 5% do total de energia produzida no País, sendo o resto dominado pela Hidroeléctrica de Cahora Bassa, que sozinha responde por 82,2% da produção total.

O plano energético de Moçambique prevê uma expansão ambiciosa, com a introdução de pelo menos 1.000 MWde energia solar e 200 MW a 500 MWde energia eólica onshore até 2030. Até 2050, a meta é que o País tenha uma capacidade instalada de 75 GW de energia solar fotovoltaica e 25 GW de energia eólica, transformando Moçambique numa potência de energias renováveis no continente.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!