Procura mundial de petróleo deverá crescer 1,9 milhões de bpd em 2024 – Wood Mackenzie

0
75

A procura global de petróleo crescerá 1,9 milhões de barris por dia (bpd) este ano, de acordo com uma previsão da empresa de pesquisa energética Wood Mackenzie, uma previsão próxima da estimativa da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) para 2024.

Em comentários partilhados com os delegados num briefing da Wood Mackenzie, na quarta-feira, 29 de Fevereiro, durante a conferência do Instituto de Energia, em Londres, o Vice-Presidente da empresa de estudos do sector energético, Alan Gelder, previu, como a maioria dos outros analistas, que a maior parte desse aumento viria da China e da Índia.

As previsões para o crescimento da procura de petróleo em 2024 diferem drasticamente, reflectindo pontos de vista contrastantes sobre a rapidez com que o mundo abandonará os combustíveis fósseis. A OPEP considera que o consumo de petróleo continuará a aumentar nas próximas duas décadas, enquanto a AIE, que representa os países industrializados, prevê que atingirá o seu pico em 2030.

A OPEP prevê mais um ano de crescimento relativamente forte da procura de 2,25 milhões de bpd, enquanto a Agência Internacional da Energia prevê um crescimento muito mais lento de 1,22 milhões de bpd.

Entretanto, um inquérito alargado da Reuters revelou que a maioria dos analistas prevê que a procura global de petróleo cresça entre 1 milhão e 1,5 milhões de bpd em 2024.

A previsão da Wood Mackenzie para o crescimento da procura em 2025 é inferior, situando-se em 1,4 milhões de bpd. A OPEP prevê um crescimento de 1,85 milhões de bpd em 2025, enquanto a AIE deverá revelar a sua previsão para 2025 em Abril.

A OPEP+ implementou cortes na produção desde o final de 2022 para apoiar o mercado, uma vez que a produção dos EUA e de outros produtores não-membros aumentou.

Em Novembro, a OPEP + concordou com cortes voluntários na produção, totalizando cerca de 2,2 milhões de bpd no primeiro trimestre. No início desta semana, fontes disseram à Reuters que a OPEP+ está a considerar a possibilidade de prolongar os cortes para o segundo trimestre, podendo mantê-los até ao final do ano.

Os membros podem esperar ser chamados a aumentar os volumes para equilibrar o mercado em 2024, apesar da decisão de Novembro, disse Gelder da Wood Mac, acrescentando que presume que os cortes serão mantidos até ao segundo trimestre.

Os preços do petróleo encontraram apoio este ano devido ao aumento das tensões geopolíticas, incluindo os ataques do grupo Houthi, alinhado com o Irão, ao transporte marítimo do Mar Vermelho, embora a preocupação com o crescimento económico e as elevadas taxas de juro nas economias ocidentais tenha pesado

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!