PIB cresce 2,9 por cento no primeiro trimestre

0
45

O PRODUTO Interno Bruto (PIB) de Moçambique registou um crescimento de 2,9 por cento no primeiro trimestre deste ano, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), citados pelo Banco de Moçambique.

Este comportamento da economia moçambicana é suportado, em grande medida, pela indústria extractiva (+41,6%), virada maioritariamente para satisfazer a procura externa, dos serviços financeiros (+21,6%), do comércio e reparação (+8,1%) e da educação (+9,6%), tendo contribuído com 2,1 pontos percentuais (pp), 1,5pp, 1,0pp e 0,8pp respectivamente.

No mesmo período registaram-se reduções das produções dos ramos da indústria transformadora (-4,3%), da electricidade, gás e água (-17,6%), da construção (-25,1%) e da agricultura (-0,8%), com uma contribuição combinada de -1,3pp para o crescimento do PIB.

Comparado com o período homólogo de 2016, o crescimento do PIB no primeiro trimestre de 2017 representa uma desaceleração de cerca de 2,8pp atribuível, por um lado, à combinação de factores como a seca na região centro-sul, que afectou de forma mais severa os ramos da agricultura, electricidade, gás e água, por outro lado.

A desaceleração deveu-se também à redução da procura interna, incluindo a pública, que condicionou o desempenho dos ramos da construção, administração pública, aluguer de imóveis, comércio e serviços de reparação, hotelaria e restauração.

A distribuição do PIB por sectores de actividade mostra que a agricultura, pecuária, caça, silvicultura, actividades relacionadas e pesca continuam a ter o maior peso no PIB (23%).

Entretanto, a Capital Economics prevê que Moçambique cresça 4,5% este ano, crescendo 5% em 2018 e 5,5% em 2019, depois de no ano passado o país ter registado o mais baixo crescimento dos últimos 15 anos, com uma expansão da riqueza na ordem dos 3,3%.

O Fundo Monetário Internacional, por seu turno, antevê uma expansão da riqueza moçambicana de 4,5% este ano, acelerando depois para 5,5%.

Em Maio, o Presidente da República disse esperar que a economia cresça 5,5% já este ano, bem acima das previsões de Helena Afonso, analista de assuntos económicos com o pelouro de África nas Nações Unidas, que disse, no mesmo mês, à LUSA que a previsão de crescimento da economia moçambicana foi revista em baixa de 5,5% para cerca de 4%.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/economia/69629-pib-cresce-2-9-por-cento-no-primeiro-trimestre.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!