Petróleo sobe à medida que os maiores consumidores mundiais aumentam a procura

0
52

Os preços do petróleo subiram na sexta-feira, 08/03, impulsionados pela crescente procura nos maiores consumidores mundiais, os Estados Unidos e a China, enquanto a Reserva Federal dos EUA deu um sinal positivo sobre a possibilidade de cortes nas taxas.

Os futuros do petróleo Brent subiram 0,6%, ou 49 cêntimos, para 83,45 dólares por barril, às 04h15 GMT. Os futuros do petróleo bruto West Texas Intermediate dos EUA subiram 0,7%, ou 60 centavos, para $79,53.

No entanto, ambos os contractos estiveram ligeiramente em baixa na semana até agora, com o Brent e o WTI caindo 0,1% e 0,5%, respectivamente.

Dados da Administração de Informação de Energia mostraram que os stocks de gasolina dos E.U. caíram 4,5 milhões de barris na semana passada, e os stocks de destilados caíram 4,1 milhões de barris. Ambos caíram mais do que o esperado, num sinal de uma forte procura.

“Com a temporada de condução dos EUA no horizonte, o mercado pode ficar ainda mais apertado nas próximas semanas”, disse a ANZ Research em uma nota.

Na China, as importações de petróleo bruto aumentaram 5,1% nos primeiros dois meses de 2024 em relação ao ano anterior, e o consumo de combustível da Índia aumentou 5,7% em Fevereiro no ano, em meio à forte actividade fabril no terceiro maior importador e consumidor de petróleo do mundo.

Após a contabilização do dia extra de Fevereiro deste ano, as importações de petróleo bruto na China aumentaram 3,3% em termos anuais, afirmou a Capital Economics numa nota, em linha com as expectativas de um aumento da procura para o ano.

“Mas esse crescimento será substancialmente menor do que em 2023, quando o fim das restrições zero-COVID levou a um aumento da actividade nos transportes e viagens”, acrescentou.

Dando mais apoio aos preços do petróleo, o presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, disse na quinta-feira que o banco central dos EUA “não estava longe” de ganhar confiança suficiente de que a inflação está a cair o suficiente para começar a cortar as taxas de juro.

“A fraqueza do dólar americano pode ter oferecido algum apoio até agora, já que os comentários de Powell parecem ficar aquém do hawkishness que era inicialmente esperado “, disse Yeap Jun Rong, estrategista de mercado da IG.

No Canadá, o oleoduto Keystone, da TC Energy (TRP.TO), retomou o serviço na quinta-feira, depois de ter ficado offline e de ter travado temporariamente uma importante conduta de petróleo canadiano para os Estados Unidos – um dos factores que apoiou os preços na sessão anterior.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!