Mercado do ouro procura respostas para a súbita subida do ouro

0
43

A corrida escaldante do ouro para um máximo histórico pode parecer fácil de explicar à distância, tendo em conta o clima geopolítico fraturante e as perspectivas sombrias para a economia global. O metal precioso é visto como um “porto seguro” e a opinião geral é que os preços do ouro devem subir quando as taxas de juro baixarem – o que muitos investidores esperam que aconteça ainda este ano.

Entretanto, analistas tem se questionado sobre as razoes porque o ouro está a subir subitamente neste momento

Efectivamente, depois de ter sido negociado numa faixa relativamente estável durante meses, o ouro começou a subir no início de Março. Desde então, subiu 14% e deixou atrás de si uma série de recordes diários. Mas as tensões geopolíticas têm sido elevadas desde há meses, ou mesmo anos, e as perspectivas de redução das taxas de juro pela Reserva Federal tornaram-se mais turvas nas últimas semanas.

Executivos e analistas experientes dão respostas muito diferentes sobre quem ou o que levou o ouro a atingir os seus máximos sem precedentes: Será um banco central preocupado com o papel do dólar como arma económica? Fundos que apostam na iminência de uma mudança da Reserva Federal para taxas de juro mais baixas? Um exército de operadores algorítmicos atraídos pelo ouro simplesmente porque está a subir? Inflação obstinada e preocupações com uma aterragem difícil? Moedas enfraquecidas? Próximas eleições? Todas as anteriores?

O mistério tem levado os especialistas do sector a vasculhar as canalizações de um comércio global maciço que se estende por futuros e fundos negociados em bolsa de Nova Iorque a Xangai, a um enorme centro de balcão em Londres e a uma rede mundial de negociantes que vendem barras, moedas e jóias a toda a gente, em todo o lado.

É um mundo opaco e complexo que, historicamente, tem sido difícil de abrir. Ainda assim, o mercado e as entidades reguladoras têm vindo a desenvolver um esforço de anos para aumentar a transparência, aumentando o acesso a dados que ajudam a esclarecer um pouco mais a corrida que desafia a gravidade numa das mais antigas reservas de riqueza do mundo.

Quem está a comprar?

Primeiro, a resposta mais fácil: Os bancos centrais, em particular, bem como as grandes instituições e os comerciantes que se preparam para uma mudança para taxas mais flexíveis. Os consumidores chineses estão preocupados com a diminuição dos rendimentos de outros activos e com a desvalorização da moeda. Na plataforma Reddit Inc., os autoproclamados “stackers” gabam-se de acumular barras e moedas.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!