Invasão russa gerou queda populacional de 8 milhões na Ucrânia

0
8

Prestes a completar mil dias, a guerra na Ucrânia ficou marcada por enormes impactos militares, políticos e humanitários. Um deles, segundo o Fundo das Nações Unidas para a População, Unfpa, é uma “emergência silenciosa” na demografia do país.

No geral, a população da Ucrânia diminuiu em mais de 10 milhões desde o início do conflito, em 2014, e em cerca de 8 milhões desde a invasão em grande escala pela Rússia, em 2022. Os dados são do governo ucraniano.

A menor taxa de fertilidade da Europa

Antes do conflito, a Ucrânia já enfrentava desafios populacionais significativos, comuns a grande parte do Leste Europeu. O país tinha uma das taxas de natalidade mais baixas do continente, com ucranianos emigrando em busca de melhores oportunidades além de uma população envelhecida.

A diretora regional do Unfpa para Europa Oriental e Ásia Central, Florence Bauer, disse que a invasão russa “piorou muito as coisas”.

Bauer contou a jornalistas, em Genebra, que “a taxa de natalidade despencou para um filho por mulher, a menor taxa de fertilidade da Europa e uma das mais baixas do mundo”. 

Um prédio de jardim de infância estava entre as estruturas destruídas em Chuhuiv, Ucrânia, durante um ataque em maio de 2024 (arquivo)
Unicef/Christina Pashkina

Um prédio de jardim de infância estava entre as estruturas destruídas em Chuhuiv, Ucrânia, durante um ataque em maio de 2024 (arquivo)

Perda de capital humano

Como consequência direta da guerra, milhões de pessoas fugiram de suas casas dentro e fora das fronteiras da Ucrânia. Cerca de 6,7 milhões de ucranianos se tornaram refugiados.

Outros declínios na população estão relacionados a mortes e ao êxodo de jovens com graves consequências para a economia.

A representante do Unfpa na região diz que isso representa uma enorme perda de capital humano que é “urgentemente necessário para a recuperação e para a construção do futuro da Ucrânia”.

O governo ucraniano, com o apoio do Unfpa, desenvolveu e adotou uma nova estratégia demográfica nacional. O plano se concentra na construção de capital humano, reconhecendo a importância dos fatores socioeconômicos e promovendo a igualdade de gênero.

Uma nova estratégia demográfica

A agência afirma que “a Ucrânia avançou com a lei de 2021 “que promove papéis compartilhados de cuidado, garantindo responsabilidades iguais para os pais”.

Agora, o Unfpa recomenda que o censo nacional seja organizado o mais rapidamente possível. Os dados disponíveis se tornaram obsoletos porque a última contagem ocorreu em 2001.

A agência recomenda ainda abordagens para se alcançar a sustentabilidade demográfica na Ucrânia, que seria baseada na inclusão de gênero, superação de estereótipos e promoção de oportunidades econômicas.

No entanto, Bauer ressaltou que nada disso provavelmente será alcançado sem a paz.

Fonte: ONU

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!