Intervenção do Banco Central da Nigéria não consegue travar queda da moeda

0
55

A intervenção do banco central, na última semana, não conseguiu impedir o deslizamento do naira da Nigéria para um mínimo de dois meses antes de uma decisão sobre a taxa na segunda-feira.

O naira enfraqueceu 5,1% na quinta-feira para 1.533,99, o nível mais fraco em relação ao dólar desde 20 de Março, de acordo com os preços fornecidos pela FMDQ, a plataforma de negociação que define a taxa oficial. Este facto inverteu um ganho de 4% no dia anterior, depois de o banco central ter vendido dólares no mercado para aumentar a liquidez.

O Banco Central da Nigéria interveio com 80 a 100 milhões de dólares, de acordo com Samir Gadio, Diretor de Estratégia para África do Standard Chartered Bank. Este facto contribuiu para que a liquidez no mercado cambial mais do que duplicasse para 289 milhões de dólares na quarta-feira, 15/04. 

O Governo do Presidente Bola Tinubu, que completa um ano de mandato a 29 de Maio, desvalorizou onaira duas vezes no ano passado, numa tentativa de atrair investidores e restaurar a credibilidade da moeda. Ainda assim, a unidade local tem-se mostrado volátil. A moeda naira registou uma valorização de 40% entre meados de Março e o início de Abril, antes de enfraquecer 24% no último mês.

“Os participantes no mercado podem ainda estar preocupados” com os 1,3 mil milhões de dólares de contratos de futuros sobre nairas que vencem no final de Maio, disse Gadio. “A principal questão agora é saber se a maioria dos investidores offshore que detêm o contrato de futuros de Maio irão comprar dólares ou reinvestir as receitas do naira em dívida local”, disse ele.

O Comité de Política Monetária do banco central da Nigéria, reúne-se na próxima semana e espera-se que aumente ainda mais as taxas, numa tentativa de manter os investidores estrangeiros interessados nos títulos nigerianos.

O regulador aumentou as taxas num total de 600 pontos de base em duas reuniões, em Fevereiro e Março, na tentativa de travar a inflação, que se encontra num máximo de 28 anos.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!