Importações de bens reduzem em 8,4 %

0
47

A IMPORTAÇÃO de bens registou uma redução de 8,4 por cento durante o terceiro trimestre de 2023, situação que colaborou para que os gastos efectuados pelo país se fixassem em 2.2 mil milhões de dólares norte-americanos.

Uma das razões por detrás desta queda é a descida em 12,7 por cento dos custos com a importação de bens de outros sectores da economia, num contexto em que os grandes projectos aumentaram as suas compras ao exterior em 34,5 por cento.

Com efeito, do ponto de vista de categorias de bens, incluindo os grandes projectos, destacam-se os intermédios que registaram um peso de 33,9 por cento sobre o total das importações.

 A informação consta do mais recente relatório do Banco de Moçambique (BdM) sobre a Balança de Pagamentos no terceiro trimestre do ano transacto.

Esta categoria custou ao país 762,7 milhões, representando um decréscimo de 26,5 por cento quando comparado com igual período do ano anterior.

Por sua vez, os gastos com a aquisição de produtos como combustíveis, alcatrão e betume, adubos e fertilizantes e alumínio bruto, reduziram em 47,2% 42,2%, 17,4% e 8,5 por cento.

Por seu turno, o BdM refere que os materiais de construção e cimento aumentaram os custos de importação em 25,4 e 9,1 por cento, respectivamente.

Por um lado, os bens de consumo apresentaram um peso de 23 por cento sobre a factura total de importações.

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!