Gás do Rovuma será usado para produzir fertilizantes

0
45

Yara International solicitou a adjudicação de gás natural para produzir fertilizantes

 

A ministra dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), Letícia Klemens, e Jim Eilertsen, vice-presidente para a área de Desenvolvimento de Negócios da Yara International, assinaram, ontem, dia 3 de Julho, em Maputo, um memorando de entendimento com vista à alocação do gás da bacia de Rovuma para uso doméstico, mais concretamente para a produção de fertilizantes, aponta um comunicado de imprensa do Ministério enviado à nossa redacção. 

No âmbito de utilização de Gás Natural para o Desenvolvimento de Projectos no Mercado Doméstico, a Yara International solicitou a adjudicação de 80 – 90 mmscf/d (milhões de pés cúbicos dia) de gás natural para produzir 1.2 -1.3 MTPA (milhões de toneladas métricas) de fertilizantes (Amoníaco/Ureia) e 30 – 50 MW de energia eléctrica, indica a nota de imprensa.

O acordo rubricado vem na sequência dos resultados do concurso público de adjudicação do Gás doméstico da Bacia do Rovuma, publicados a 27 de Janeiro do corrente ano, dos quais foram seleccionados o projecto de fertilizantes da Yara International, o Projecto Afungi GTL e Energia da Shell e o Projecto de Energia Eléctrica empresa GL Africa Energy.

“A assinatura do acordo com a Yara representa um passo importante na implementação do Plano Director de Gás de Moçambique de 2014, que visa desenvolver e diversificar o processo de industrialização do país a partir das grandes reservas de gás da Bacia do Rovuma”, lê-se no documento.

Sublinhar que o Plano Quinquenal do Governo prevê a produção local de fertilizantes, combustíveis e energia, com vista a fortalecer ainda mais a balança comercial nacional e a disponibilidade de reservas em moeda estrangeira, o aumento do rendimento na agricultura, bem como a expansão da rede eléctrica pelo país.

A Yara Internacional  é uma das três empresas vencedoras do Concurso para a Adjudicação de Gás Natural para o Desenvolvimento de Projectos no Mercado Doméstico, com recurso a 400 milhões de pés cúbicos/dia em 2 fases ao gás a ser fornecido pela Anadarko.

Fonte: O Pais -Economia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!