Ferrovias da Transnet serão abertas ao sector privado

0
61

A empresa estatal de logística da África do Sul iniciou o processo para permitir que empresas privadas utilizem a sua vasta rede ferroviária, publicando um documento detalhando como prevê que o processo funcionará. 

O caderno de encargos será publicado dentro de alguns dias para consulta pública antes de ser finalizado no próximo ano financeiro da Transnet, que começa em 1º de Abril, informou a empresa em comunicado na sexta-feira. 

O processo de colocação de trens privados nos trilhos da Transnet terá início no segundo semestre do ano, informou a empresa. 

Embora a rede de 21.232 km da Transnet represente cerca de 85% das vias férreas de África, a má manutenção e a má gestão fizeram com que o número de bens e mercadorias, como o carvão e o minério de ferro, transportados caísse para cerca de 150 milhões de toneladas, de 226 milhões de toneladas nos últimos cinco anos. anos.

Isso levou as empresas a recorrerem ao uso de camiões, prejudicando as estradas do país.

É “um marco crítico no processo de reforma ferroviária”, disse Transnet.

“Regras, prazos, prazos, procedimentos, serviços, princípios das tarifas e termos e condições que regem a utilização da infra-estrutura ferroviária pelas empresas operadoras de comboios” estão definidos no documento, acrescentou a Transnet. 

O documento faz parte de um amplo plano liderado pelo gabinete do Presidente sul-africano Cyril Ramaphosa para consertar os portos e o sistema ferroviário em dificuldades do país, em grande parte através do aumento da participação privada no que até agora têm sido monopólios estatais. 

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!