Costa do Marfim vai aumentar o preço de venda do cacau em 50%

0
55

O Presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, vai aumentar o preço oficial de venda do cacau para 1.500 francos CFA (2,47 dólares) por kg a partir de terça-feira, 02/04, contra os actuais 1.000 francos CFA, de acordo com de cinco empresas exportadoras diferentes, ouvidas pela agência Bloomberg, qua avanca com a noticia, acrescentando que estavam a citar uma decisão tomada numa reunião governamental realizada sábado, 30/03.

No início do dia, Ouattara tinha validado uma proposta de preço entre 1.100 e 1.200 francos CFA por kg antes de voltar atrás na sua decisão e pedir que o preço fosse ainda mais elevado, disseram as fontes.

Os preços do cacau mais do que triplicaram no último ano, uma vez que as doenças e as condições meteorológicas adversas conduziram o mercado mundial a um terceiro défice consecutivo, mas o preço oficial que os produtores podem cobrar pelos seus grãos na Costa do Marfim, um dos principais produtores, ainda não reflecte esta situação.

“Havia várias propostas em cima da mesa e, como último recurso, o presidente queria o preço mais elevado possível para os produtores, pelo que decidiu 1.500 CFA por kg em vez de 1.200 CFA, que tinha sido validado anteriormente”, disse à Reuters o diretor de uma empresa europeia de exportação.

“Em última análise, no contexto atual, este é o melhor preço possível que a CCC pode pagar porque o sistema de vendas na Costa do Marfim é tal que é difícil alterar os preços durante a época”, acrescentou a pessoa.

O diretor de uma outra empresa internacional de exportação afirmou: “O Presidente considerou que a situação do mercado mundial era excecional e queria uma reação também excecional.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!