VITÓRIA NAS ELEIÇÕES GERAIS: Líderes da região felicitam Frelimo e Daniel Chapo

0
65

Líderes de alguns países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) felicitaram Daniel Chapo como Presidente-eleito de Moçambique e a Frelimo pela vitória nas eleições presidenciais e legislativas, respectivamente, com base nos resultados anunciados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).

As felicitações vieram dos presidentes da África do Sul, Cyril Ramaphosa, do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, de Angola, João Lourenço, e da Tanzania, Samia Sululu.

Ramaphosa elogia o povo de Moçambique pela sua participação activa e entusiástica nas eleições”, segundo uma declaração emitida pela Presidência sul-africana.

O documento indica que o chefe de Estado sul-africano “aplaude a CNE pela forma profissional como conduziu as eleições (…) e observa que estas são históricas, uma vez que foram realizadas 32 anos após a assinatura do Acordo Geral de Paz (AGP), que pôs fim à guerra e introduziu a democracia multipartidária em Moçambique”.

Por seu turno, Mnangagwa felicita “a nossa irmã revolucionária Frelimo, Presidente-eleito Daniel Chapo e o povo de Moçambique pela sua vitória nas eleições recentemente realizadas”.

Salientou que a ZANU-PF (partido no poder no Zimbabwe) está pronta para cimentar a unidade revolucionária há muito existente entre os dois partidos e países.

“Em nome do Governo e do povo da República Unida da Tanzania estendo as minhas mais sinceras felicitações a Sua Excelência Daniel Francisco Chapo, Presidente-eleito de Moçambique, pela sua vitória nas eleições gerais moçambicanas de 2024”, escreveu, por sua vez, na sua conta na rede social X, Samia Suluhu.

A estadista tanzaniana acrescentou estar ansiosa por trabalhar em conjunto com o seu homólogo na promoção das relações históricas, económicas e diplomáticas entre os dois países.

Por último, João Lourenço afirmou estar seguro que a vitória de Chapo traduz a vontade e a esperança do povo moçambicano.

Sublinhou querer trabalhar em conjunto com Daniel Chapo para fortalecer os laços históricos de amizade e de cooperação que unem Angola e Moçambique, em benefício do progresso e do desenvolvimento das duas nações.

Mensagens de felicitação também vieram da China e da Venezuela, com Beijing a destacar estar pronto para “aprofundar” a parceria estratégica entre os dois países e Caracas a prometer o reforço das relações entre os dois países em áreas como hidrocarbonetos e agricultura.

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!