Possível saída do jovem lateral não obrigará os vimaranenses a ir ao mercado. Miguel Maga deve assumir o lugar numa primeira fase e há Bruno Gaspar a voltar de lesão proximamente
Apesar de estar prestes a perder Alberto para o Sporting [ver página 11], o V. Guimarães esfrega as mãos de satisfação. Não que seja positivo ver partir um jogador que não falhou qualquer minuto dos últimos seis jogos. Mas porque, além do encaixe financeiro relevante que o clube vai fazer, as alternativas para a lateral direita estão bem identificadas… no plantel às ordens de Daniel Sousa.
Se recuarmos a finais de julho, quando a equipa então às ordens de Rui Borges fez o primeiro jogo oficial, vemos que foi o jovem Alberto quem assumiu a lateral frente ao Floriana, na 2.ª pré-eliminatória da Liga Conferência. Contudo, Bruno Gaspar recuperou a titularidade logo na segunda mão. E por lá se manteve nos cinco jogos seguintes, retomando o lugar que, pelo menos em teoria, seria do internacional angolano se olhássemos para o plantel vimaranense no início da temporada.
De resto, o jovem lateral que chegou ao clube com 10 anos e agora se prepara para deixar os cofres cheios, só assumiu definitivamente a titularidade no Estádio da Luz, frente ao Benfica, porque Bruno Gaspar lesionou-se no aquecimento da partida e Alberto entrou para o seu lugar.
Certo é que no final desse encontro, disputado a 7 de dezembro, apesar da derrota, Rui Borges deixou rasgados elogios ao pupilo, vaticinando-lhe um futuro de sucesso. «O Bruno Gaspar lesionou-se no aquecimento, mas entrou um miúdo que será soberbo no futuro. Não tenho dúvida nenhuma disso. O Alberto é um puto de 20 anos [tinha feito 21 em setembro] que é extraordinário e encheu o campo. Fez um grande jogo. Grande jogo mesmo», enalteceu o agora treinador do Sporting.
Agora, caso se confirme o reencontro entre o técnico e o lateral, como tudo indica que vá acontecer, a primeira alternativa à espreita deve ser Miguel Maga.
Com Bruno Gaspar ainda a recuperar da rotura muscular que tem afastado dos relvados desde a referida lesão no aquecimento do jogo contra o Benfica, deve ser o internacional sub-20 a assumir o lugar no lado direito da defesa frente ao Elvas, na Taça de Portugal. Até porque falamos de um jogador que, não obstante tenha apenas cinco jogos esta época – dois como titular – cumpre a quarta época na equipa principal e fez quase 60 jogos nos dois últimos anos.
Fonte: A Bola