Uruguai se põe à prova contra um Estados Unidos à beira do precipício

0
28

Estados Unidos e Uruguai jogarão a partir das 20h00, horário local (01h00 de terça-feira GMT), na última rodada do Grupo C no Arrowhead Stadium de Kansas City, casa habitual dos campeões da NFL, o Kansas City Chiefs de Patrick Mahomes.

Para os comandados de Marcelo Bielsa, a partida é uma prova de alto nível para as eliminatórias, já que, após vencer o Panamá por 3-1 e a Bolívia por 5-0, estão virtualmente classificados como primeiros do grupo e aguardam o adversário nas quartas de final.

Somente uma combinação improvável de uma derrota esmagadora contra os Estados Unidos e uma goleada do Panamá sobre a Bolívia poderia tirar o Uruguai do torneio. De fato, ainda é uma incógnita se Bielsa jogará com titulares ou suplentes.

Para os comandados de Gregg Berhalter, o cenário é radicalmente diferente: para avançar às quartas de final, precisam melhorar ou igualar o resultado que o Panamá conseguir contra a fraca Bolívia e depois depender da diferença de gols.

Os Estados Unidos enfrentam a possibilidade muito real de serem eliminados em meio a uma orgia patriótica pela proximidade do 4 de julho, o que seria uma humilhação total para os anfitriões.

Berhalter terá que encontrar um substituto para Tim Weah, expulso por agressão contra o Panamá, enquanto espera saber se o goleiro titular, Matt Turner, se recuperará a tempo da lesão no joelho que o obrigou a abandonar a última partida.

Darwin vs Pulisic
Além dos pontos, em campo haverá um duelo entre dois dos melhores artilheiros do torneio: o uruguaio Darwin Núñez e o americano Christian Pulisic.

Núñez terminou a temporada com o Liverpool com 18 gols (0,48 por partida) e 12 assistências, enquanto Pulisic, no Milan, marcou 15 gols (0,35) e deu 9 assistências, mas a efetividade do americano foi muito superior: ele precisou de apenas 39 chutes a gol (38,5%) contra 68 do uruguaio (26,5%).

Na Copa América, após as duas primeiras rodadas, Núñez já soma 2 gols – um contra o Panamá e outro contra a Bolívia -, enquanto Pulisic marcou um contra os bolivianos.

Pulisic usa a braçadeira da equipe americana, por isso é apelidado de ‘Capitão América’, e com 30 gols em 70 partidas é o quinto maior artilheiro da seleção.

Núñez, por sua vez, explodiu com a chegada de Bielsa ao comando da Celeste: sem o técnico argentino ele havia marcado apenas 3 gols em 16 partidas, enquanto com o ‘Loco’, já tem 10 gols em 9 jogos.

A história diz que Estados Unidos e Uruguai se enfrentaram oito vezes com máxima igualdade: duas vitórias para cada equipe e quatro empates, o último em 2022, mas as duas vitórias do Uruguai foram as mais valiosas, ocorrendo nos únicos dois jogos oficiais disputados.

Prováveis escalações:

Estados Unidos: Ethan Horvath; Joe Scally, Chris Richards, Tim Ream, Antonee Robinson; Weston McKennie, Gio Reyna, Tyler Adams; Christian Pulisic, Folarin Balogun e Ricardo Pepi.
Técnico: Gregg Berhalter

Uruguai: Sergio Rochet; Nahitan Nández, Ronald Araújo, Mathías Olivera, Matías Viña; Federico Valverde, Manuel Ugarte, Nicolás de la Cruz; Facundo Pellistri, Darwin Núñez e Maximiliano Araújo.

Fonte: Besoccer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!