TotalEnergies substitui gestor do projecto Mozambique LNG

0
21

A TotalEnergies, multinacional francesa do sector de petróleo e gás, nomeou Nicolas Cambefort como novo gestor do projecto Mozambique LNG, em substituição de Stéphane Le Galles. Cambefort chegou recentemente a Maputo para assumir o cargo, num momento em que a empresa se prepara para uma possível retoma da construção das unidades de liquefacção na província de Cabo Delgado ainda este ano.

O projecto, que prevê a construção de duas unidades de liquefacção com capacidade total de 13 milhões de toneladas por ano, está suspenso desde Dezembro de 2020, tendo sido declarado força maior em Abril de 2021 devido à insegurança na região. Cambefort, engenheiro formado na École Nationale Supérieure d’Arts et Métiers, tem vasta experiência, incluindo funções em parques eólicos offshore e passagens por países como Noruega, Estados Unidos e Indonésia, embora esta seja a sua primeira missão em África.

Ele trabalhará em colaboração com Maxime Rabilloud, líder da subsidiária da TotalEnergies em Moçambique desde 2021, que aguarda ansiosamente a retoma do projecto.

A TotalEnergies monitora de perto a gestão do novo Presidente de Moçambique, Daniel Francisco Chapo, diante da crise política e da violência após as eleições de Outubro de 2024. A empresa também observa o impacto da colaboração com as forças ruandesas destacadas desde 2021 para estabilizar a província rica em gás.

Outro factor determinante é a decisão do Exim Bank dos EUA sobre garantias financeiras para o Mozambique LNG, adiada devido à transição administrativa nos Estados Unidos. Patrick Pouyanné, CEO da TotalEnergies, espera que a nova administração republicana, assumida por Donald Trump, facilite o processo. ExxonMobil, que também opera na península de Afungi, apoia a TotalEnergies na obtenção dessas garantias, essenciais para assegurar investimentos adicionais.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!