TotalEnergies está atenta ao comércio de combustíveis na África do Sul, que regista um aumento das importações

0
123

A petrolífera francesa TotalEnergies planeia expandir o comércio de combustíveis com a África do Sul, depois de uma vaga de encerramentos de refinarias ter feito disparar as importações.

A nação mais industrializada de África há muito que depende do combustível proveniente do estrangeiro, mas a procura tem aumentado nos últimos anos, à medida que uma série de refinarias suspende a produção. A Total está bem posicionada para reforçar a sua presença no país, onde tem depósitos de armazenamento e planeia uma parceria com a empresa local Zambo Energy para fornecer produtos.

A escassez “tornou-se maciça”, disse Thomas Waymel, Vice-Presidente sénior de comércio e expedição da empresa, na Cidade do Cabo, na terça-feira, 23/04. A África do Sul satisfaz actualmente 80% das suas necessidades de combustível através de importações, disse ele.

As refinarias foram encerradas por uma série de razões, incluindo acidentes e inundações. Em 2022, a capacidade foi destruída – com todas as fábricas fora de acção – e só algumas recuperaram desde então.

Ao mesmo tempo que aumenta as compras ao estrangeiro, o governo está também a preparar mandatos para combustíveis mais limpos, o que exigirá dispendiosas actualizações das refinarias. Esse mercado tornar-se-á mais importante “e nós queremos abastecê-lo”, afirmou Waymel.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!