Sustentabilidade da Indústria de Óleos e Sabões deverá passar pelo uso da matéria prima local e não de isenções fiscais – Silvino Moreno

0
108

 

O Ministério da Indústria e Comércio defende que são necessárias novas, soluções para revitalizar a indústria do óleo alimentar após o fim da isenção do pagamento do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), a 31 de Dezembro de 2023 que culminou na perda de 10,2 mil milhões de meticais nos cofres do Estado. 

O Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, diz que o Governo está a trabalhar num plano de acção que permita que a médio prazo seja possível superar o problema que o País tem vindo a enfrentar, essencialmente associado à importação do óleo cru para ser refinado.

“Para o caso específico dos óleos, é nossa intenção perceber, depois do fim das isenções, a 31 de Dezembro de 2023, o que efectivamente podemos fazer para que a indústria não morra. Não podemos viver de importação quando temos matéria-prima para a produção.” Disse

Silvino Moreno, disse ainda que urge a necessidade de o Governo reduzir a importação de matéria-prima para que o dinheiro poupado seja aplicado na economia nacional.

O governante avançou dados compilados pelo Ministério da Indústria e Comércio, segundo os quais, as Indústrias de óleo alimentar e Sabão, desembolsaram cerca 88.7 mil milhões de meticais, na importação de mais de 1.3 milhão de toneladas de óleo bruto cru, nomeadamente óleo de soja, girassol e palma no período de 2015-2023.

 “A nossa reflexão é no sentido de saber como podemos fazer para mudar este cenário, pensado na cadeia de valor, incluindo matérias-primas usadas nesta indústria,” afirmou.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!