Triunfos de leões e dragões adiam decisão do campeão para a última jornada
O Sporting venceu o Benfica na Luz por 41-32 e vai decidir o título de campeão nacional de andebol na última jornada, frnete ao FC Porto.
Isto porque os dragões também ganharam, ao ABC, por 34-25 e adiaram as decisões para a derradeira jornada, quando o Sporting recebe o FC Porto.
Na Luz, entre os cinco e os 10 minutos, o Sporting conseguiu um parcial de 7-0, mesmo com um time-out pedido pelo treinador do Benfica pelo meio e a vencer por 9-3 desde tão cedo, ficou totalmente confortável no jogo que geriu a partir de então com toda a tranquilidade.
Ainda antes dos 10 minutos finais da primeira parte, a equipa de Ricardo Costa chegou a oito golos de vantagem (15-7) e só a largou em cima do intervalo, quando o Benfica reduziu para 22-15, com dez dos golos a terem sido marcados pelos irmãos Costa – seis de Martim e quatro de Kiko – que voltaram a jogar depois de terem falhado a ronda anterior e os jogos da seleção por lesão.
O resultado ao intervalo mostra de forma clara que o Benfica nunca encontrou antídoto para o ataque do Sporting. E para isso, muito contribuíram as exibições pálidas de Gustavo Capdeville e Nikola Zoric.
Em 30 minutos, os dois guarda-redes encarnados, juntos, somaram apenas uma defesa, contra as cinco de Maciel na baliza dos leões.
E essa foi uma das principais mudanças registadas no início do segundo tempo. Capdeville surgiu em grande nível, arrancou sete defesas nos primeiros 15 minutos e isso permitiu ao Benfica reduzir até quatro golos de desvantagem (28-24), sensivelmente a meio da segunda parte.
Mas mesmo a poupar Kiko Costa, que não jogou depois do intervalo, e Martim Costa que deixou o campo com pouco menos de 10 minutos para se jogar, a vantagem leonina foi aumentando.
Entretanto, com o FC Porto a confirmar o triunfo sobre o ABC no Dragão (34-25), as contas do título ficavam adiadas para a última jornada, mas o Sporting ainda ganhou confiança para o jogo decisivo, chegando a 10 golos de vantagem em casa do rival, a cerca de dois minutos do fim, ainda que tenha permitido que os dois dígitos de diferença não prevalecessem até ao final.
O título vai agora decidir-se com uma espécie de finalíssima que se joga no próximo sábado no Pavilhão João Rocha. O Sporting joga com dois resultados, podendo empatar ou ganhar, enquanto para o FC Porto só a vitória interessa.
Fonte: A Bola