Ouro reduz ganhos com fortalecimento do dólar após dados de emprego nos EUA

0
11

Os preços do ouro recuaram na terça-feira após ganhos iniciais, pressionados pelo fortalecimento do dólar e pelo aumento nos rendimentos do Tesouro dos EUA. Os dados sobre o mercado de trabalho sugerem uma redução nas probabilidades de cortes significativos nas taxas de juros pelo Federal Reserve.

Movimentos do Mercado

O ouro à vista subiu 0,5%, para 2.648,76 dólares por onça, após atingir um aumento de até 1% mais cedo na sessão. Os futuros de ouro nos EUA encerraram com alta de 0,7%, a 2.665,40 dólares por onça.

O índice do dólar registou um aumento de 0,3%, reforçado por dados que apontam um mercado de trabalho estável e um sector de serviços robusto. Estes factores alimentaram expectativas de que o Federal Reserve possa desacelerar o ritmo de cortes nas taxas de juros.

Dados Económicos dos EUA

As ofertas de emprego nos EUA aumentaram inesperadamente em Novembro, subindo 259.000 para 8,098 milhões, embora as contratações tenham diminuído. Estes dados, combinados com um desempenho sólido no índice ISM de serviços, indicam uma economia resiliente, mas com ameaças persistentes de inflação.

Impacto nas Expectativas do Fed

Peter Grant, estrategista sénior da Zaner Metals, afirmou que “a força inesperada nas ofertas de emprego e o desempenho do ISM indicam uma economia sólida, mas a ameaça de inflação pode manter o Fed em pausa até Março”. Investidores estão atentos ao relatório de emprego não-agrícola dos EUA, que será divulgado na sexta-feira, e às minutas da reunião do Fed de Dezembro, para pistas sobre futuras decisões políticas.

Dinâmica Global e Metais Preciosos

Na China, o banco central aumentou as reservas de ouro pelo segundo mês consecutivo em Dezembro, um movimento que, segundo Ricardo Evangelista, analista da ActivTrades, deve continuar a apoiar os preços do metal precioso.

Outros metais também registaram ganhos: a prata subiu 0,4% para 30,06 dólares por onça, o platina aumentou 1,8% para 949,74 dólares, e o paládio teve um acréscimo de 0,3% para 923,25 dólares.

Embora o ouro mantenha sua posição como protecção contra a inflação, taxas de juros elevadas reduzem sua atratividade. A dinâmica económica global e as expectativas para as próximas acções do Fed continuarão a influenciar os mercados de metais preciosos nos próximos meses.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!