NYUSI NA 44.ª CIMEIRA DO ÓRGÃO: SADC está a evoluir

0
81

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, considera que os países-membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) estão a evoluir, sendo as decisões que saem deste órgão consensuais.

O estadista moçambicano falava ontem, em Harare, no Zimbabwe, após ter participado na 44.ª Cimeira Ordinária da SADC, que contou com a participação de 12 Chefes de Estado e de Governo.

Nyusi disse que a cimeira notou o encerramento oficial da missão militar da SADC em Moçambique (SAMIM) tendo saudado os estados-membros pelo contributo que deram tanto em tropas, como em pessoal, equipamento, entre outros recursos.

A cimeira saudou, ainda, a liderança da SAMIM e todo o pessoal pelos sacrifícios, dedicação e compromisso com a paz, estabilidade e segurança na província de Cabo Delgado e na região em geral.

O Presidente da República precisou que o evento serviu, ainda, de oportunidade para saudar o Governo de Moçambique pelo apoio prestado às operações da SAMIM e acolheu com agrado as garantias prestadas no sentido de salvaguardar os ganhos obtidos, mormente, na restauração da segurança em todos os distritos de Cabo Delgado.

A cimeira reiterou o apoio incondicional a Moçambique e à República Democrática do Congo na promoção e consolidação da paz, segurança e da estabilidade nos dois países.

O Chefe do Estado afirmou, igualmente, que a cimeira saudou a República de Angola pelo papel desempenhado no apoio à SAMIDRC e pela facilitação em curso do processo de Luanda, que procura encontrar uma solução pacífica e duradoura para o conflito no Leste da RDC.

Dentre vários aspectos, a cimeira congratulou o acordo que cria a Zona de Comércio Livre Tripartida (ZCLT) entre o Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA), Comunidade da África Oriental e a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) que entrou em vigor a 25 de Julho passado, proporcionando oportunidades para os estados-membros acederem a um mercado alargado de 26 países, com uma população de cerca de 700 milhões de pessoas e um PIB de 1 bilião de USD.

Foto: Presidência da Republica / Edição: Noticias Online

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!