Chiedozie Ogbene havia dado uma vantagem surpreendente ao Luton, na primeira etapa, contra um Liverpool desfalcado de jogadores como Mohamed Salah, Darwin Nunez e Diogo Jota, entre outros.
A dupla internacional holandesa Virgil van Dijk e Cody Gakpo virou o jogo pouco antes da marca de uma hora, até que Luis Diaz e Harvey Elliott garantiram a vitória.
O êxito coloca a equipe de Jurgen Klopp, quatro pontos à frente do Manchester City e cinco à frente do Arsenal, que está em terceiro lugar, mas o Liverpool disputou uma partida a mais do que ambos os rivais pelo título.
O elenco do Liverpool já estava desfalcado devido às lesões antes da perda de Curtis Jones, Jota e Nunez no primeiro tempo da vitória por 4 a 1 no sábado contra o Brentford.
Salah marcou, em seu retorno de uma lesão na coxa no fim de semana, mas foi forçado a entrar como substituto mais cedo do que o planejado e teve um contratempo que o manteve fora.
Klopp já estava sem Alisson Becker, Trent Alexander-Arnold, Joel Matip e Thiago Alcantara devido a lesões, e os Reds esticados tiveram que trabalhar mais duro para os três pontos do que gostariam, apenas alguns dias antes da final da Copa da Liga.
Sem o trio ofensivo titular formado por Salah, Jota e Nunez, houve uma responsabilidade extra sobre Diaz, mas o colombiano teve um primeiro tempo para esquecer. Por duas vezes, teve grandes chances de abrir o placar, nos primeiros cinco minutos, mas demorou demais para finalizar em ambas as ocasiões.
O Luton segurou o Liverpool em 1 a 1 quando as equipes se enfrentaram em Kenilworth Road em novembro. A equipe tem o hábito de causar problemas aos principais times da Premier League desde seu retorno à elite do futebol inglês. No entanto, os visitantes mal representaram uma ameaça antes de assumirem a liderança aos 12 minutos.
Tahith Chong invadiu a área do Liverpool e, quando seu potente chute foi defendido com as pernas por Caoimhin Kelleher, Ogbene cabeceou para o fundo do gol. Todas as chances do Liverpool antes do intervalo continuaram caindo nos pés de Diaz.
Ele simplesmente não conseguiu se esticar o suficiente para fazer uma conexão forte em um cruzamento de Wataru Endo. Klopp estava empolgando a torcida em Anfield, em todas as oportunidades, e sua equipe finalmente abriu as comportas aos 56 minutos.
O capitão Van Dijk deu o exemplo, ao se livrar de seu marcador para cabecear com força o escanteio de Alexis Mac Allister. Mac Allister foi o criador segundos depois, enquanto o Luton mais uma vez se desorganizou após uma bola parada. O arremesso lateral de Conor Bradley encontrou o meio-campista argentino, e seu cruzamento de cabeça foi concluído por Gakpo.
Apenas algumas heroicas defesas de Thomas Kaminski negaram Gakpo e Van Dijk seus segundos gols na noite, enquanto o Liverpool continuava avançando, mesmo com a vantagem. Um Klopp tenso, finalmente conseguiu relaxar 19 minutos antes do fim, quando Diaz manteve a compostura para marcar seu 10º gol na temporada.
Elliott então encerrou a contagem em sua 100ª partida pelo Liverpool, ao mandar a bola solta para o canto superior.
A atenção do Liverpool agora se volta para garantir o primeiro de um possível quádruplo de troféus para marcar a última temporada de Klopp no comando, quando enfrentam o Chelsea na final da Copa da Liga no próximo domingo em Wembley.
Fonte: Besoccer